Listamos os exames que devem ser realizados durante a gestação. Pode variar a solicitação, dependendo do obstetra
Exames laboratoriais:
- Identificação do tipo sangüíneo e do fator RH. Verifica o grupo sangüíneo da mãe (O, A, B ou AB) e fator RH positivo ou negativo.
ATENÇÃO: se o fato RH da mãe for negativo e o marido, positivo, existe o risco de a mãe produzir anticorpos contra o sangue do bebê, mas pode ser evitado com imunoglobulina específica. - Hemograma (detectar anemia e infecções.
- Glicemia (detectar diabetes), mesmo com os índices normais, deve ser repetido entre 26 e 28 semanas de gestação.
- Sorologia (detectar doenças infecciosas), como sífilis, rubéola, toxoplasmose, hepatite e HIV.
- Exame de Urina (detectar infecção urinária com ou sem sintomas – bacteriúria assintomática). Extremamente importante para acompanhar as gestantes diabéticas e hipertensas, ou qualquer presença de proteína na urina.
Ultrassonografia:
- Atualmente, indicam-se 2 exames ultrassonográficos para todas as grávidas: um no primeiro trimestre, entre 11 e 13 semanas de gestação e o outro entre 18 e 20 semanas, chamado de morfológico, para avaliar se há má-formações. Qualquer exame adicional será realizado em situações especiais, para avaliar possíveis desvios de crescimento do bebê ou alterações de volume de líquido amniótico. Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria
Papanicolau (colpocitologia oncótica):
- TODA mulher deve realizar uma vez por ano esse exame, para a “prevenção de câncer do colo do útero”, inclusive durante a gravidez.
Exame de fezes:
- É recomendável, mas não obrigatório. O exame protoparasitológico de fezes é indicado, caso diagnosticada, é possível tratar a partir do segundo trimestre da gravidez.
Pesquisa de estreptococo do grupo B:
- Quando presente essa bactéria na gestante, pode ocasionar graves problemas respiratórios no bebê após o nascimento, seja parto normal ou cesária. É pesquisada no final da gravidez se há presença dessa bactéria. Tratável durante a gestação, se for necessário na maternidade.