Pais devem dominar a situação
Crianças precisam, sim, de limites. Elas pedem isso. Os pequenos não têm condições de decidir a muitas coisas. Por isso, é importante dar os limites necessários: isso ajuda a construir uma personalidade mais estável e segura neles.
Evite ordens ou regras contraditórias. Pais e cuidadores devem falar em harmonia. Se não concordarem com alguma opinião, evitem fazê-la na frente das crianças. Os pequenos têm um radar ligado que consegue detectar o menor sinal de contradição.
Esse equilíbrio e harmonia das normas da casa são construídos por vocês. Não os desconstruam intempestivamente, sem acordo prévio. A criança não vai amar mais você por conta disso.
Crianças são extremamente ligadas em casa sutileza do comportamento dos pais. Mesmo os pequeninos percebem fragilidades, medos, temores ou contradições na família e os exploram, muitas vezes, até o limite do tolerável, deixando pais insones e/ou exaustos.
Vamos a alguns exemplos práticos:
Se a criança perceber que o fato de não comer gera preocupação excessiva em todos à sua volta, tornando-a o centro de todas as atenções… tenha certeza absoluta de que tudo o que não fará é comer!
Os limites devem ser mantidos em todas as circunstâncias.
Fonte: Dra Ana Escobar