fbpx

Potencializar a visualização do bebê

Praticar a exploração visual de imagens

Para este exercício, é necessário uma pequena lanterna (pode ser a do seu celular), papel celofane de cores vibrantes e fita crepe.

Uma brincadeira que propicia ao bebê a superação do medo diante de uma situação nova e potencializa sua visualização, identificando as diferentes cores. Faz com que exercite o movimento dos membros superiores: cabeça e pescoço.

ATIVIDADE:

  • Tampe o foco da “lanterna” com o papel celofane com a fita crepe;
  • Deixe o quarto do bebê com pouca luz – para melhor efeito da brincadeira, e sente ao lado dele no chão;
  • Acenda a lanterna e chamando sua atenção para a luz projetada na parede ou teto, mas sempre bem à vista do seu bebê. Nunca diretamente nos olhos da criança.
  • Quando tiver certeza que ele está vendo a luz colorida, mexa aos poucos a lanterna para que o pequenino siga seu movimento com o olhar;
  • Você pode contar uma historinha enquanto brinca com as luzes. Invente algo relacionado com cada cor. Deixe uma música suave e ilumine vários objetos para ilustrar os nomes e atividade;
  • Sempre que for brincar de “luzinhas”, troque as cores para que o seu bebê se familiarize com diferentes tons.

Complete a brincadeira com figuras de animais, frutas e objetos recortados de cartolina para deixar a brincadeira mais variada e educativa. 

Brincadeiras como essa, exercita e também estimula a coordenação da percepção ocular e a dinâmica geral do bebê. Pratique outras atividades semelhantes para contribuir ainda mais no desenvolvimento do seu bebê.

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint