fbpx

Você sabe quando o recém-nascido reconhece a mãe?

Já nos primeiros minutos de vida!

No colo materno, o recém-nascido inicia um comportamento de reconhecimento da mãe, oportunidade em que buscará a sucção do seio, geralmente com êxito, algo que transcende o instinto

Temperamento

Ainda nos primeiros 28 dias de vida, o bebê ganha confiança e tranquiliza-se à medida que percebe que suas necessidades são atendidas regularmente, como, por exemplo, ser alimento sempre que surge a fome.

Bebês que são amamentados de acordo com o ritmo de sua fome tende se mostrar mais calmos.

Muitos bebês também ficam mais tranquilos se ganham o colo dos pais em resposta às situações que lhes são aflitivas, como nos episódios de cólicas. Eles ficam emocionalmente mais estáveis e choram menos. É bom lembrar, que o bebê não deve ser rotulado de manhoso.

Movimentos Corporais

Os movimentos corporais do recém-nascido nos primeiros 28 dias de vida (período neonatal) revelam pouca coordenação.
Os únicos movimentos que o recém-nascido realiza com maior precisão são a sucção e os movimentos de fixar o olhar e virar a cabeça, preferencialmente, para a voz feminina.

A aquisição de conhecimento

As sensações estimuladas pelos pais quando cuidam de seus bebês recém-nascidos são as principais responsáveis pela aquisição de conhecimento nessa faixa etária.

A partir de suas habilidades inatas, como, por exemplo, a capacidade de fixar o olhar e o interesse pela face humana, o bebê adequadamente estimulado evolui, semana a semana, surpreendendo quem o observa.

Compreenda:

O equilíbrio entre a reposta dos pais e o grau de existência do bebê é fundamental para o seu bem-estar mental e físico.

Dependendo das atitudes dos pais os recém-nascidos podem apresentar prejuízos em seu desenvolvimento.

Por exemplo, se são alimentados inadequadamente ou recebem cuidados e afeto que não correspondem às suas necessidades/exigências, se as mães atrasam muito as mamadas quando se sentem famintos, ou tentam alimentá-los se estão sonolentos ou mesmo dormindo, podemos classificar literalmente, uma invasão de privacidade.

Isso significa que as atitudes dos pais não correspondem ao que é esperado para a fase e idade em que se encontram. Outro ponto importante a ser observado é se choram muito e mostram-se irritadiços na parte do tempo. Dificuldades digestivas e excessivo ganho ou perda de peso são também alguns dos danos físicos decorrentes dessa dificuldade de interação entre bebês e seus pais.

Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint