Para quem é mamãe de primeira viagem, é comum que muitas dúvidas surjam
Sendo mãe de primeira viagem, essa é, por definição, uma experiência nova, cheia de tarefas para serem aprendidas e problemas para serem resolvidos. Pensando assim, não existem perguntas idiotas. Use as perguntas como base para formular as suas próprias, fazendo uma lista conforme elas lhes ocorrem.
Confira as maiores dúvidas e respostas que selecionamos aqui:
P.: Se ele vomitar um pouco do que mamou, devo dar de mamar, de novo?
R: Isso depende dele. Se ele estiver querendo sugar, de novo: se não parece que está com fome, espere que ele exija outra mamada, antes de colocá-lo novamente no peito.
P.: Devo limpar as orelhas do meu bebê? Existe uma maneira segura de fazer isso?
R.: Não é uma boa idéia afundar as orelhas do seu bebê na água, pois o canal auditivo é um local difícil de secar e pode se infectar. Se ficar molhado, irá produzir muita cera, e as bactérias podem se multiplicar e causar um corrimento malcheiroso. Seque o canal com uma bolinha de algodão. Só limpe a parte da orelha que você consegue ver. Não introduza nada rígido, como um cotonete, dentro do canal auditivo.
P.: Quando eu devo levá-lo ao posto de saúde?
R.: Os primeiros bebês devem, provavelmente, ir uma vez por semana para começar, até que o ganho de peso esteja estabilizado, e depois com a frequência que você desejar. Para os bebês seguintes, visitas quinzenais são normalmente suficientes.
P.: Como vou saber se o meu bebê já mamou o suficiente?
R.: Ele vai parar de sugar e pode cair no sono, mas não necessariamente.
Se ele dormir, não o acorde para fazê-lo arrotar, coloque-o no berço.
P.: Quantas fraldas molhadas eu devo esperar por dia?
R.: Os que estão sendo bem alimentados usam de cinco a doze fraldas por dia. Se ele usar apenas duas, avise o seu médico.
P.: Como eu devo lidar com a ponta do cordão umbilical? Vai sangrar? Quando e como vai cicatrizar e cair?
R.: Lembre-se de que o seu bebê não sente dor na ponta do cordão umbilical (nós o cortamos com uma tesoura no parto!), portanto, mexer nele não causará nenhum desconforto. Geralmente sangra um pouco nos primeiros dias depois do nascimento, mas, em geral, é só o refluxo de algumas veias coaguladas dentro do cordão, e não o sangue do bebê. O cordão vai secando e se separa da base. Esse processo pode durar de quatro dias a seis semanas.
P.: Devo limpar a área dos genitais do bebê? Como? Devo puxar o prepucio para trás ou é melhor não mexer?
R.: MENINOS: não puxe o prepucio para trás, até que ele tenha se separado da mucosa abaixo; aí será mais fácil. Pode demorar um ano ou mais. Deixe que ele mostre a você; ele vai brincar com isso no banho e mostrará a você o quanto pode puxar, sem dor.
R.: MENINAS: separe gentilmente os lábios externos e passe uma bolinha de algodão molhada, da frente para trás da vulva, sempre que seja necessário limpá-la. Desconsidere o frequente conselho que lhe dão de que você não deve lavar a vulva. O conselho quer dizer “não cutuque dentro da vagina com coisa alguma, para limpá-la”.
Fonte: Criando Bebês – Dr Howard Chilton