Nova rotina, dúvidas e exames pós-natais
Os exames de saúde
Os exames pós-natais verificam se o bebê está bem ou identificam quaisquer problemas. A parteira tem um papel muito importante e acompanha sua recuperação e a do bebê, mesmo existindo muito preconceito em torno da sua atuação, estima-se um número expressivo de parteiras tradicionais no Brasil. O médico ou a obstetriz perguntará sobre a alimentação, rotina de sono e higiene de seu bebê e pesá-lo regularmente; examinará o cordão umbilical ou qualquer marca deixada no parto.
Dúvidas
Pergunte sempre sobre o bebê, como os cuidados na hora da alimentá-lo e qual frequência, desde a esterilização da mamadeira, a qual tipo de fraldas deve usar por exemplo.
Perder peso é normal
Compare sua alimentação e os “conteúdos” das fraldas e obterá a resposta! É possível que o bebê perca até 10% de seu peso nos primeiros dias, logo após o nascimento. Mas fique tranquila, ele readquire o peso perdido e muito provavelmente, voltará seu peso em até 10 dias.
Importante pesá-lo com frequência, cerca de 3 vezes por semana nas primeiras semanas, pois existe uma oscilação de ganho e perda de peso, contanto que mantenha uma excelente alimentação, assim permitindo, seu desenvolvimento saudável.
Vitamina K
A vitamina K ajuda na coagulação do sangue e protege contra hemorragia (em particular no cérebro). A vitamina pode ser administrada oralmente ou por injeções.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) informa que a administração oral tem a mesma eficácia à injeção. No entanto, alguns especialistas duvidam dessa eficiência da suplementação oral. Mas se você precisou de fórceps, ventosa ou cesariana, ou se deu à luz prematuramente, o bebê deve receber a injeção, recomenda-se o Ministério da Saúde.