fbpx

A bolsa estourou! E agora?

Mantenha a calma e faça seus contatos

Próximo a data do parto, é muito comum se sentir com medo que a bolsa d’agua estoure. Mas ao contrário de se constranger em público como nas cenas de TV, “apenas 10% das grávidas, rompem a bolsa antes do início do trabalho de parto, que em geral começa com as contrações”, explica o obstetra Jorge Kuhn, professor da Universidade Federal de São Paulo.

A bolsa d’água que envolve o bebê no útero, é formada por duas membranas e preenchida pelo líquido amniótico (ou fluido amniótico) é o fluido que envolve o embrião, preenchendo a bolsa amniótica, que desta forma o protege de choques mecânicos e térmicos, abrigando o bebê contra traumas e infecções. Após seu rompimento, o parto ocorre, no máximo, nas 48 horas seguintes.
Em alguns casos, poderá entrar com a medicação e induzir o nascimento, evitando assim, infecções.

Pergunta comum: Como saber?

O líquido amniótico tem a cor clara e cheiro de água sanitária. Em alguns casos, o rompimento é suave, gotejando aos poucos.

Diferentemente da urina, o rompimento da bolsa, a gestante não consegue controlar, já que a perda de água é intensa.

Manter a calma?! (isso é possível?! rs) Sim!! Lembre-se que o bebe não nascerá imediatamente. Ligue para seu obstetra e informe a coloração do líquido. Se for transparente não tenha pressa. Providencie a mudancinha (já organizada!) rumo a maternidade.  Caso acompanhe uma secreção escura, vá para o hospital imediatamente. Podendo indicar que houve descolamento de placenta.

De qualquer forma, converse com o seu obstetra. Se a bolsa romper antes, em alguns casos, o médico consegue postergar o parto e você ficará em observação, mantendo-se em repouso, enquanto ainda produz o líquido pela placenta.

Compartilhe sua experiência conosco! <3

Mala Maternidade, confira AQUI todos os modelos.

Mala Oxford Marinho

Mala Quebec Azul

Acesse Cheirinho de Neném e relaxe na hora das compras!

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint