Você também esperava que seu bebê tivesse olhos verdes como do seu companheiro?
É definitivamente muito cedo. A maioria dos bebês caucasianos nascem com olhos azuis escuros ou cor de ardósia (um verde bem escuro). Os bebês de pele escura com olhos escuros, geralmente são castanhos, no entanto, permanecerão escuros.
A cor dos olhos dos bebês caucasianos pode passar por várias mudanças (tornando as apostas mais animadas) antes de se estabelecer entre três e seis meses, ou até mais tarde. E como a menção da íris pode continuar aumentando durante todo o primeiro ano, a profundidade da cor pode não ser evidente até o primeiro aniversário do bebê.
A cor dos olhos, muitas vezes, é o traço genético que mais fascina os pais e familiares enquanto o bebê se desenvolve. Lembrando que a a cor dos olhos do bebê depende muito do material genético de cada um dos pais e avós. As crianças podem ter cores de olhos completamente diferentes do que qualquer um dos pais.
Assim, é muito mais provável que pais que tenham olhos castanhos tenham um filho com olhos azuis do que pais que tenham olhos azuis tenham um filho de olhos castanhos. Isto porque o traço recessivo, em geral, pode ser repassado para pessoas de olhos castanhos até muitas gerações depois.
Porém, devido à complexidade de como os traços genéticos são repassados, é inteiramente possível que pais com olhos azuis tenham um filho de olhos castanhos.
O desenvolvimento da cor dos olhos
A cor dos olhos também pode mudar com o passar dos anos. Isso acontece em cerca de 10-15% da população caucasiana (pessoas que geralmente têm olhos com cores mais claras). Olhos castanhos, na verdade, ficam mais escuros com a idade.
Isso é normal, porém é importante ressaltar que se as mudanças na cor dos olhos de um adulto acontecerem muito drasticamente ou se um olho muda de castanho para verde ou azul é necessário consultar o oftalmologista.
Mudanças na cor dos olhos podem ser um sinal de alerta para algumas doenças, como iridociclite, glaucoma pigmentar e outros.
A cor dos olhos do bebê
Resumindo, é muito mais provável que pais que tenham olhos castanhos tenham um filho com olhos azuis do que pais que tenham olhos azuis tenham um filho de olhos castanhos.
Isto porque o traço recessivo, em geral, pode ser repassado para pessoas de olhos castanhos até muitas gerações depois.
Não é possível afirmar com certeza a cor dos olhos do neném, é como uma loteria! Podemos apenas deduzir com base na cor dos olhos dos pais.
Se você gostou do conteúdo, por favor, CURTA e COMPARTILHE!