fbpx

A experiência do nascimento do seu bebê

Todos os meses de espera finalmente chegaram ao fim!

Você participou do pré-natal, decorou o quarto e trocou a mobília, comprou as roupinhas do bebê e fez infinitos planos. Sonhou com o nascimento de seu bebê e, sem dúvida, perguntou-se se tudo iria sair bem; e, então, após o que parece ser uma eternidade, o dia finalmente chega.

SALA DE PARTO

Assim que nasce, o bebê é examinado para averiguar a existência de qualquer dificuldade que ele possa ter devido à mudança da vida dependente dentro do útero, para o mundo exterior.
Esse exame também encontrará anormalidades congênitas importantes que exijam cuidados ou tratamento imediato. O médico, ou parteira, pode então garantir aos pais que podem deixar de se preocupar, determinando sua rotina saudável. É nesse momento que se verifica o índice Apgar – a soma de cinco sinais, determinados nos primeiros um e cinco minutos de vida da criança.
Cinco sinais físicos são classificados e recebem nota 1 ou 2 (ou seja, uma soma total de pontos igual a 10) a fim de avaliar a adaptação do bebê à vida fora do útero e se ele foi ou não afetado pelo parto. O bebê é avaliado um minuto após o nascimento e, uma vez mais, aos cinco minutos.

Acomodação em casa

Muitas mães de primeira viagem mal podem esperar para voltar para casa, depois de terem os seus bebês. Já as mais experientes precisam ser arrancadas da cama do hospital e mandadas para casa! Existe uma lição para as inexperientes. Lembrem-se de que não é só o trabalho de casa que aguarda por vocês, mas, quando os seus amigos forem visitá-las, eles esperam por uma xícara de café e vão querer acordar o bebê para pegá-lo. Além disso, eles, normalmente, também ficam na sua casa até tarde.

Existem algumas coisas para pensar, antes de ir para casa. O seu nível de ansiedade em relação ao bebê provavelmente vai aumentar. Você vai ter que fazer várias coisas pela casa e vai ficar mais cansada, portanto, a sua quantidade de leite irá diminuir um pouco, nos primeiros dois dias. É provável que o bebê se comporte de modo diferente, devido à combinação desses fatores, o que vai fazer a sua ansiedade e o seu cansaço piorarem.

Esteja preparada para essa mudança de comportamento e aceite-a. Lembre-se de que o comportamento dele mudava dia-a-dia, no hospital, e vai continuar assim em casa, até que se estabeleça um padrão.
Além disso, ignore o trabalho de casa ou arranje alguém para fazê-lo, e o mais importante: descanse o máximo possível.

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint