fbpx

Dia Nacional do Livro Infantil

Ler histórias

A data não foi escolhida ao acaso: trata-se de uma justa homenagem a Monteiro Lobato, escritor que, como poucos, dedicou-se à literatura infantil no Brasil.

A leitura compartilhada com os filhos é uma excelente forma para garantir não só o gosto pela leitura, tão necessária nos dias de hoje, como também para ajudá-los a fixar o significado de cada palavra.

Coloque o bebê no seu colo ou em uma posição aconchegante para vocês dois, pegue um livro e leia-o em voz alta, apontando que a palavra PATO, por exemplo, significa aquele bichinho que ele está vendo.

Escolha livros adequados à cada fase de compreensão da criança. Module o tom da voz e interaja com ela, fazendo com que participe também da história que você está lendo.

Se você percebeu que a criança gostou, repita a mesma história nos dias subsequentes, sem nenhum problema. Crianças gostam de ouvir a mesma coisa muito mais de uma vez.

Se no meio da sua história você perceber que a criança cansou, não insista demais. Procure não relacionar o ato da leitura a uma situação de pressão, indesejada pela criança. Vá com calma. Cada um tem seu tempo.

O hábito da leitura pode ser colocado em prática durante o dia ou antes de dormir. Mas há diferenças. Ler ao longo do dia é um processo que ajuda a criança a aprender. Por isso, exige atenção e participação ativa da criança. Como se fosse uma aula gostosa. Antes de dormir, você deve optar por uma forma de leitura mais relaxante, exigindo menor participação da criança. Afinal, o objetivo maior é fazer com que ela durma.

Vale a dica: escolha histórias diferentes para o dia e para a noite. Mais que isso, interprete a leitura de forma diferente. Durante o dia, nós aprendemos. Para dormir, relaxamos. Bebês e crianças também. 

Fonte: Boas-vindas, bebê

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint