fbpx

A diferença entre os leites: A, B e C

Vamos entender a diferença e a melhor opção de leite

Tudo começa na extração e como são envasados. O leite A é extraído com o sistema de ordenha mecânica, isto é, feito com máquinas; depois ele é pasteurizado e imediatamente embalado, isso tudo na própria fazenda.

O leite B também é extraído com ordenha mecânica, no entanto, a diferença é que a pasteurização e o envasamento ocorrem em outro laticínio, fora da fazenda. Por esse processo de coleta, o leite B pode ter mais agentes contaminantes que o tipo A.

O leite tipo C pode ser extraído de forma manual ou mecânica. É armazenado em tanques até ser levado ao local onde ocorrerá a pasteurização e o envasamento. Normalmente é transportado em latões sem refrigeração. Desse modo, o leite C pode conter mais agentes contaminantes.

Fica claro que o leite mais recomendado principalmente para crianças é o tipo A – crianças a partir de um ano de idade.

Ferver o leite

Com exceção dos leites cru (retirado da vaca) e o leite pasteurizado tipo C, recomenda-se a fervura, os demais, não há necessidade de ferver. Mas antes de escolher o tipo de leite, converse com o pediatra para recomendar a melhor opção para o seu filho. Muitas crianças (e adultos) sofrem de intolerância à lactose.

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint