fbpx

Preguiça de andar?

Meu bebê ainda não anda, pode ser atraso no seu desenvolvimento?

Muitos pais se preocupam com o tempo do desenvolvimento do seu filho. Cada criança é um ser único, e é exatamente por isso, que não pode existir cobranças, comparações e metas à criança. Respeite o seu tempo. Mas se algo estiver preocupando seu crescimento, sim, é necessário falar com o médico, seguindo a agenda de consultas e exames.

Normalmente o bebê dará os primeiros passinhos aos 13 ou 15 meses de idade. Alguns antecipam essa grande façanha aos 7 ou 8 meses. No entanto, não se desespere se ele começar a caminhar mais tarde, aos 16 meses ou mais…

Um ponto muito importante a ser discutido, é que, não diz nada sobre sua inteligência ou outros talentos, esse atraso do seu desenvolvimento. Isso vale para o falar, desenhar ou perceber qualquer tipo de estímulo.

Diferentemente de apressá-lo, você pode estimular e encorajá-lo a essa prática, como segurar as suas mãozinhas o levantando do berço, ou mesmo numa mesinha da sala.

Superando a preguiça

Se o seu bebê não estiver disposto a andar, e continuar a se sentar ou engatinhar – brinque com ele para distraí-lo, ele aos poucos terá essa sensação de ficar sobre os dois pés, o que é ótimo para se exercitar.

A cadeirinha é um excelente dispositivo, mas tome cuidado para que o seu bebê não fique o tempo todo confinado em uma.

Deixe que ele caminhe pela casa descalço ou com meias antiderrapantes no inverno por exemplo, ou em qualquer momento que o piso esteja muito frio. Já falamos sobre o uso dos sapatos anteriormente, eles são lindos, mas tome cuidado para que ele não atrapalhe esse processo de aprendizagem da criança. As vezes algum tipo de sapatinho pode atrapalhar o caminhar ou até mesmo comprometer a coluna de sua criança.

Aguarde! Simplesmente seu bebê vai esperar o tempo dele, assim, sentirá pronto e seguro para andar!

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint