fbpx

Exame de Alta

Antes de mandar o bebê para casa, o médico fará um exame final para verificar os seguintes aspectos:

O coração é examinado para garantir que nenhum sopro tenha surgido desde o primeiro exame; devido às grandes mudanças pelas quais a circulação do bebê está passando nesses primeiros dias, alguns sopros levam algum tempo para se desenvolver. A circunferência da cabeça é medida novamente, agora que a maior parte dos ossos voltou ao lugar.

O cordão umbilical é examinado para verificar a existência de alguma infecção e para assegurar que o processo normal de cicatrização e separação esteja ocorrendo. Confira o POST Teste do olhinho – teste do reflexo de Bruckner ou pesquisa do reflexo vermelho.

Os olhos do bebê são examinados para ver se não há nenhuma secreção e, se necessário, a massagem do canal lacrimal é ensinada à mãe.
A pele também é examinada em busca de quaisquer erupções ou espinhas (pústulas) causadas por infecções de pele.

Por garantia, os quadris são reexaminados; quadris cujos ligamentos estavam um tanto frouxos no primeiro dia devem agora estar mais firmes no lugar; caso esse seja o caso, não precisam de cuidados, mas ainda devem ser acompanhados com atenção.

A amamentação é avaliada para ver se está se desenvolvendo bem, passando instruções e esclarecimento de possíveis dúvidas da mamãe.

Normalmente, o bebê é pesado, apesar de que, nesse estágio, não é importante haver ou não aumento de peso. Quaisquer perguntas que você tenha podem ser respondidas; agora é o momento de esclarecer quaisquer conselhos conflitantes que você possa ter recebido e de descobrir onde conseguir ajuda se ficar preocupada depois que chegar em casa. Essa é a sua chance, não perca a oportunidade de questionar os profissionais da área.

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint