fbpx

A mamãe que não pode amamentar o seu baby

Os argumentos em favor do aleitamento materno, no entanto, não podemos virar as costas para a realidade brasileira quando o tema é amamentação

É importante que consulte um pediatra para saber qual a melhor fórmula infantil e adequada para satisfazer as necessidades nutricionais da criança de acordo com a sua faixa etária.

Até os 6 meses, utilizam-se as fórmulas chamadas “de partida” (que apresentam o número “1” no rótulo) e, a partir do sexto mês, são utilizadas as fórmulas chamadas “de seguimento” (com o número “2” no rótulo).

  • Para preparar a fórmula, utilize água de boa procedência e, preferencialmente, fervida por aproximadamente 3 minutos;
  • Você pode optar dar a fórmula em mamadeira ou copinho. O copinho apresenta menor chance de contaminação, mas também precisa ser bem lavado e fervido por cerca de 15 minutos.

Recomendações para utilizar a mamadeira

  • ter muito cuidado com a sua limpeza, para evitar a contaminação com micro-organismos;
  • lave as mamadeiras, os bicos inclusive as tampas com água corrente morna e sabão neutro;
  • tenha um cuidado especial na lavagem da parte interna do bico da mamadeira;
  • caso tenha uma lavadora de louças, para uma higiene eficaz, após a lavagem, coloque as partes da mamadeira na máquina (em temperatura quente) ou ferva em panela grande por 15 minutos, cobrindo totalmente as partes com água;
  • deixe a a mamadeira secar naturalmente e a coloque com a boca para baixo. Nunca enxugue, pois pode haver contaminação com o pano de prato ou toalha;
  • outro procedimento possível é a imersão da mamadeira em água com cloro, por exemplo: hipoclorito de sódio 2,5%. Coloque 20 gotas em 1 litro de água e cobrir os componentes da mamadeira por 15 minutos.

Motivos para não dar leite de vaca integral ao seu bebê

Primeiramente a criança ainda está em desenvolvimento e a má-alimentação , especialmente nesse período, pode comprometer, por vezes de maneira definitiva, a sua saúde.

Portanto, é primordial que a saúde do bebê seja zelada, para que ele possa desenvolver suas capacidades pessoais. Ressaltamos que o consumo de leite de vaca integral, também pode ocasionar hipersensibilidade às proteínas do leite de vaca, predispondo as crianças a desenvolverem doenças alérgicas e apresentarem micro-hemorragias no intestino, o que contribui ainda mais para o aumento de deficiência de ferro.

Por todos esses motivos, não dê leite de vaca INTEGRAL para a criança.

Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria

 

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint