fbpx

A sensibilidade mamária é preocupante?

ALTERAÇÃO NOS SEIOS

A dúvida de toda gestante: “Não reconheço mais os meus seios, de tão grandes e sensíveis. Vão ficar assim e cair depois do parto?”

Acostume-se com os seios grandes por enquanto. Embora possam não ser sempre elegantes, são um dos traços distintivos da gestação. Os seios ficam inchados e sensíveis por conta da maior produção através do organismo, de estrogênio e progesterona. (O mesmo mecanismo que acontece no período pré-menstrual, quando muitas mulheres experimentam alterações nos seios – embora tais alterações sejam mais elevadas na gravidez.) Visam prepará-la para do ele chegar. alimentar o bebê quando ele chegar.

Além do crescimento, você provavelmente notará outras alterações nos seus seios. A aréola (a região pigmentada ao redor do mamilo) escurece, se alarga, e poderá ficar marcada por áreas mais escuras. Embora esse escurecimento se atenue, não desaparece totalmente depois do nascimento. As pequenas saliências que por vezes são percebidas na aréola são glândulas sebáceas que, embora hipertrofiadas durante a gestação, retornam ao normal depois. Uma abundante trama de vasos venosos azulados passa a ser vista nas mamas bem mais saliente, em geral, em mulheres de pele clara, representando o sistema de aporte nutricional e de líquidos da mãe para o bebê. Depois do parto ou do aleitamento, a aparência da pele volta ao normal.

Há felizmente uma alteração à qual a gestante não terá de se acostumar: a sensibilidade mamária ao toque, muitas vezes se torna agonizante.
Embora os seios cresçam durante toda a gestação às vezes num volume equivalente ao de três xícaras não costumam permanecer dolorosos ao toque depois do terceiro ou quarto mês.
Se vão cair ou não depois do nascimento do bebê, depende bastante da própria gestante. O estiramento e a queda do tecido mamário decorrem da falta de suporte durante a gestação – embora possa haver uma propensão genética.
É recomendado o uso de sutiã firme diariamente, para proteger os seios. Em caso de serem muito grandes ou com tendência a cair, convém usar sutiã mesmo durante a noite. Procure por um sutiã de algodão usado na prática de esportes para obter mais conforto durante o sono.

Fonte: Extraído do Livro: “O que esperar quando você está esperando”

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint