fbpx

A “chegada” do leite

O leite chega, e você sentira uma mudança: seios quentes e firmes!

Em cerca de dois dias e meio, o leite chega, e você sentirá uma mudança nos seios: eles ficarão mais firmes e quentes.
Doze horas após o início dessas sensações, o leite começará a fluir. Um pouco antes, e pelos próximos dois dias, o seu bebê vai querer ser alimentado com mais freqüência, às vezes a cada uma ou duas horas, o que chamamos de “o frenesi da alimentação”, conforme, intuitivamente, ele maximiza o fluxo do seu leite. Isso pode realmente desgastar você, mas não tema. O seu bebê irá se acalmar quando conseguir induzir um bom suprimento, então, ele vai se alimentar por longos períodos, com menos frequência.

Especialmente durante esse período, você não irá superalimentar o seu bebê. Agora não é a hora de se preocupar com mamadas com espaçamento regular, o bebê dormindo, o bebê tendo cólicas, o bebê sendo muito exigente ou como você vai fazer se ele continuar se alimentando desse jeito! Ele não vai. Agüente firme, que ele entrará em um padrão mais tolerável.

Encaixando o bebê no peito

É a principal técnica que você e o seu bebê precisam aprender…

Alguns bebês, se as mães deixarem, irão sugar o mamilo como se fosse uma mamadeira. Não é uma boa técnica, porque não produz colostro para o bebê e sensibiliza, podendo até ferir os seus mamilos. Fazer com que seu bebê pegue adequadamente é crucial para a amamentação, portanto, consiga a melhor ajuda que puder para as primeiras mamadas.

O bebê deve ser apresentado ao seu peito, de preferência antes que esteja gritando e tenso, de forma que tanto você quanto ele estejam bem relaxados. Procure ficar confortável, sentada ou deitada de lado. Tire a roupa do bebê, para que ambos possam aproveitar o contato da pele; se estiver um dia frio, puxe um coberto sobre vocês dois.
Converse gentilmente com ele e deixe que ele sinta o seu mamilo com os lábios. Evite colocar a mão por trás da nuca dele: isso faz com que ele se retraia e erga a língua. Ele deve responder abrindo bem a boca e buscando pelo mamilo. A idéia é colocar o mamilo inteiro e um pouco do peito dentro da boca dele, para que ele possa segurá-lo com a sucção contra o palato, ou céu da boca. Isso levará quase toda a aréola, a parte pigmentada em volta do mamilo, para dentro da boca dele; deve ficar apenas uma borda para fora, acima da boca dele, e nenhuma para baixo. Isso imobiliza o peito e permite que ele esprema o leite dos dutos que ficam embaixo da aréola.
Ele consegue isso da seguinte forma:

  • pela ação do maxilar na aréola: você consegue ver os músculos que ficam em volta da orelha dele se mexerem, enquanto ele mama. Se ele chupa com o queixo, ele não pegou o peito direito; por uma ação rotativa da língua, que começa na frente da boca e passa para o fundo, portanto ele tira leite do peito como um rolo de pintar.
  • uma vez que o fluxo do leite tenha começado e seja contínuo, descendo pela garganta, o leite será extraído do peito.
  • as duas ações fazem com que o colostro ou o leite seja tirado do peito para dentro da garganta, para ser engolido. Usualmente, o processo é auxiliado pelo reflexo de “relaxamento”.
  • o mamilo só é usado para imobilizar o peito na boca. Não há por que esfregar a pele e não há razão para desenvolver sensibilidade, se ele estiver pegando corretamente. Depois da mamada, verifique o mamilo: não deve haver nenhuma mudança na sua forma. Se ele parecer esmagado ou com uma forma diferente, provavelmente você precisa melhorar o ajuste de seu bebê ao peito.

O melhor posicionamento para o bebê

Certifique-se de que ambos estejam relaxados e confortáveis. Deixe que o peito caia na boca do bebê, e então leve o bebê até o peito; não coloque o peito na boca do bebê.
– A cabeça do bebê não deve estar flexionada nem esticada: para entender melhor, tente engolir com o pescoço esticado ou dobrado!!
– Se você precisa segurar o peito para evitar que ele obstrua o nariz do bebê, mude de posição para que o mamilo aponte mais em direção ao céu da boca dele.
– O corpo do bebê deve estar encostado ao seu, para que vocês fiquem peito com peito.
– Apoiar o bebê no seu braço, com o corpo dele de frente para o seu, ou debaixo do seu braço, são as posições comuns. Ambos deitados de lado, também.

Confira o link Cheirinho de Neném para comprar com toda tranquilidade, as roupinhas, acessórios e tudo para completar o enxoval do seu pequeno!

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint