fbpx

Acne neonatal

Veja qual é a causa da acne neonatal, como tratar e sua prevenção

Ver espinhas em adolescentes e adultos é um acontecimento que parece bastante normal. Mas, você sabia que os bebês recém-nascidos também podem apresentar essas pequenas bolinhas avermelhadas em várias partes do corpo? Elas são chamadas de acne neonatal ou também conhecidas como pustulose encefálica neonatal e aparecem, normalmente, no rosto da criança.

Extraído da Maternidade Brasília a Dra. Juliana Sobral, pediatra, explica o que é acne neonatal e como acontece o surgimento desses pontinhos avermelhados no bebê.

O que é acne neonatal?

Conforme explica a Dra. Dra. Juliana Sobral, as espinhas no bebê são chamadas de acne neonatal, e acontecem motivadas por uma mudança natural da pele do bebê, devido a uma troca hormonal entre a mãe e o bebê durante a gestação e também durante o aleitamento materno. Isso faz com que se formem bolinhas vermelhas e brancas na testa, rosto, cabeça e costas.

Essas pequenas espinhas no bebê não representam uma ​condição grave de saúde e também, normalmente, não geram mal-estar. Além disso, elas desaparecem sozinhas em média entre duas ou três semanas. No entanto, é sempre importante a observação e também a orientação de um médico pediatra sobre como agir em casos de muitas espinhas no pequeno.

Qual é a causa da acne neonatal?

Embora não se tenha um motivo exato para o surgimento da acne neonatal, o motivo pode estar associado à troca hormonal entre a mãe e o bebê durante a gestação. De um modo geral, as espinhas surgem frequentemente nos bebês com menos de um mês, mas podem também aparecer nos que tem mais de seis meses de idade.

Qual é a diferença entre acne neonatal e brotoeja?​

A brotoeja, também chamada de miliária, costuma ser mais frequente em locais do corpo que ficam mais úmidos pelo suor ou em áreas mais quentes, depois de ter febre ou mesmo pelo calor do ambiente. Enquanto a acne fica mais restrita a acontecer na testa, rosto e costas.

Como prevenir a acne neonatal?

Embora não seja possível prevenir a acne neonatal, é preciso seguir as orientações médicas para lidar com o problema da melhor forma. Assim, é preciso consultar um pediatra que irá explicar como agir diariamente em relação às acnes.

Como tratar a acne neonatal?

Na maior parte dos casos não é preciso realizar um tratamento em relação à acne neonatal, pois elas vão embora sozinhas ao longo das semanas, cerca de duas ou três. No entanto, alguns cuidados podem diminuir a vermelhidão provocada pelas espinhas. Veja quais:

  • lavar a pele do bebê com sabonete de PH neutro;
  • vestir o bebê com roupinhas de algodão conforme cada época do ano;
  • sempre limpar a saliva que fica na pele;
  • não usar produtos para acne sem indicação médica;
  • não espremer as espinhas;
  • evitar os óleos para não aumentar a oleosidade da pele.​

Nos casos em que as espinhas permanecem por mais de três semanas, busque orientação de um médico pediatra.

Dermatite atópica

Outra alteração que pode surgir na pele do bebê é a dermatite atópica. Trata-se de uma doença crônica de causa multifatorial, tendo o fator genético como um dos aspectos mais importantes. A doença não é contagiosa mas provoca inflamações na pele e causa sintomas como coceira, vermelhidão, ressecamento e ferimentos.

Ela costuma aparecer no pescoço, na dobra dos braços e atrás dos joelhos. E  pode ser desencadeada após o contato com pelos de animais, substâncias, ambientes, tecidos de roupas, alimentos, sabonetes, ou seja, agentes que podem desencadear alergias. Ou, ainda, também pode surgir após uma reação ao estresse, frio, calor, umidade.

Normalmente existem três fases da doença: a infantil, dos três meses aos dois anos de idade, a pré-puberal, dos dois aos 12 anos de idade e a fase adulta, depois dos 12 anos. Os sintomas podem desaparecer no decorrer da vida, mas a pele pode continuar sensível e seca, necessitando de cuidados com a hidratação continuamente.

Fonte: Maternidade Brasília

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint