fbpx

Adivinha só!

Entenda como as brincadeiras em casa ajudam no desenvolvimento e no aprendizado dos pequenos

Vamos dividir uma brincadeira bem gostosa que extraída do livro “Jogos para estimulação infantil”.
Na verdade, é um tipo de brincadeira que até os adultos curtem! É bem divertido entrar no mundo da criança, sem contar que algumas brincadeiras envolve a família toda. Para o bebê, reforça sua percepção, observação e memória. Tudo é uma grande descoberta e contribui para o seu desenvolvimento.

Para realizar esta brincadeira, bastam algumas fotos de animais ou pessoas conhecidas (que podemos retirar de revistas ou até mesmo do nosso álbum) e algumas tiras de papel. (você pode desenhar, estimulando as técnicas para identificar alguns animais, como por exemplo: desenhar duas grandes orelhas e a criança identificar um coelho…)

  • Escolha algumas fotos (não ultrapasse 10), nas quais só haja um objeto, animal ou essa que o seu filho conheça perfeitamente.
  • Mostre a primeira foto para ver se ele é capaz de identificá-la e, em seguida, as demais, comentando o que tem em casa uma delas.
  • Quando terminar, volte a observá-las, porém, da seguinte maneira: com uma tira de papel tampamos uma parte da fotografia, de forma que a parte descoberta seja suficiente para indetificá-la.
  • Se a criança não conseguir acertar o que é, podemos ajudá-la um pouco, revelando mais um pedacinho da fotografia.
  • Você pode ajudá-lo com perguntas, chamando sua atenção para o que estiver visível, dando-lhe uma pequena dica, etc…
  • Dia após dia, pode variar trocando as fotos e o seu pequeno observará coisas diferentes!

Sempre o motive com frases de parabéns e amor. É importante que eleve os acertos e o incentive a dar respostas certas de forma natural. Caso perceba que seu pequeno esteja cansado da brincadeira, mude de atividade e continue essa outro dia. Afinal, sua rotina é diferente, como também, suas prioridades!

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint