fbpx

Amamentação é o tema da semana

Exposição fotográfica do HC na estação República Metrô de SP

Algumas mães foram retratadas, colaboradoras e pacientes do Instituto da Criança e do Adolescente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP em diferentes fases do processo de amamentação. A mostra, tem como objetivo exaltar a importância da amamentação.

O Instituto da Criança e do Adolescente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (ICr HCFMUSP) promove, desde a última segunda-feira (2), a exposição fotográfica “Amamentar é Proteger” na estação República do Metrô de São Paulo.

O nosso tema da Semana Mundial do Aleitamento Materno, a mostra, que segue até o dia 31 de agosto, exibe diferentes trajetórias de aleitamento,“por meio de histórias reais, a exposição é uma iniciativa que incentiva, fortalece e desmistifica mitos sobre o aleitamento materno”, afirmou Fabíola Bianchini, médica-assistente do Centro de Terapia Intensiva Neonatal do ICr.

A exposição está distribuida em painéis de madeira por toda estação, retratando o processo da amamentação, como o primeiro dia e a integração em ambiente urbano, que, infelizmente sofre intolerância por parte da sociedade.

Em 2015, foi sancionada a lei n° 16.047, que assegura à criança o direito ao aleitamento materno nos estabelecimentos de uso coletivo, públicos ou privados do estado de São Paulo.

Quem impedir o ato de amamentação deverá pagar multa de 24 Unidades Fiscais, equivalente a R$ 698. Em caso de reincidência, o valor é dobrado.

Existe uma versão virtual da exposição, que pode ser acessada por meio de QR Codes em cartazes fixados na estação.

“A exposição ilustra que é fundamental para mãe e filho encontrar na família, nos serviços de saúde e na própria sociedade o amparo necessário para a consolidação do aleitamento materno, que deve ser oferecido exclusivamente nos primeiros seis meses de vida”, explicou Valdenise Calil, coordenadora médica do Banco de Leite Humano do instituto.

Fonte: G1

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint