fbpx

Os ensaios de fotos com o recém-nascido

Os ensaios de fotos “newborn”, requerem muito cuidado

Em geral, as sessões de foto profissionais duram de 4 a 6 horas e são feitas quando o bebê têm de 5 a 12 dias de vida. Nesse período, o profissional já espera alguns “contratempos” como: a indisposição do bebê; choro constante por fome e algumas pausas são necessárias.

Algumas fotógrafas contam que, preferem se “conectar” com o bebê trocando sua fralda e ajudando a mamãe. Assim, conseguem esse acalento e todos ficam mais confortáveis e relaxados.

Normalmente o estúdio é bem organizado e estruturado. Oferece aquecedor para garantir que não sintam frio – algumas fotos o bebê é clicado sem roupas, para isso é necessário manter a criança aquecida; equipamentos que reproduzem o som do útero da mãe, acalmando o recém-nascido-nascido e todo cenário e figurino para valorizar o ângulo perfeito. Em alguns casos, os pais integram esse cenário com materiais que remetem também sua infância, contribuindo com o fotógrafo, trazendo autenticidade e conceito que conversam com o estilo dos pais.

Opinião médica

Importante que você converse com o médico da criança antes de realizar o ensaio newborn. É maravilhoso ter essas lembranças, mas alertamos o desconforto de expor um bebê tão novo a uma experiência como essa. Vale ressaltar, que há bem pouco tempo estava no útero, então, é um ambiente contrastante para a criança. O nascimento já é uma grande transição. A climatização do estúdio, pode aliviar a aflição do bebê, mas devemos considerar que é artificial e incomoda um ser ainda tão frágil.

Tome cuidado com relação às poses em que o fotógrafo coloca a criança. Embora um recém-nascido tenha flexibilidade, não se deve “explorar” demais o melhor ângulo. Apenas registre os momentos com segurança. E nada de fotos com o recém-nascido segurando a cabecinha com as próprias mãos… É uma posição prejudicial à saúde. “Nessa idade, o peso da cabeça representa mais de um terço do peso total. E a musculatura da região do pescoço ainda é frágil e não está pronta para a sustentação”, explica o pediatra Luiz Valério, do Hospital Pequeno Príncipe (PR).

O recém-nascido e a mãe, estão vivendo uma fase de adaptação. Algumas mamães ainda estão se recuperando de uma cesárea e bastante fragilizadas.
Uma boa opção é você mesma registrar todos os primeiros momentos, sem o flash do celular ou câmera. “Do ponto de vista médico e oftalmológico, ele não traz nenhum dano aos olhos do bebê. Mas a luz forte pode assustar e incomodar o recém-nascido”, diz Daniella Fairbanks, oftalmologista do Hospital São Luiz Itaim (SP).
Com certeza se sentirá uma eximia fotógrafa! Registrando e filmando todos os primeiros dias de vida do seu pequeno(a), priorizando as mais diversas situações do cotidiano.
Compartilhe seus melhores momentos AQUI conosco!

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint