fbpx

As primeiras semanas

Como o bebê se desenvolve nas primeiras semanas

Você descobrirá que o bebê se tornou mais reativo, menos barulhento e exigente! E que também já não chora tanto quanto antes, ficando um período de tempo acordado durante o dia. O controle sobre os seus membros aumentou e os punhos se abrem permitindo que agarre objetos com facilidade. Notará que ele gosta de chutar as pernas no ar. Quando está de bruços, o bebê consegue levantar a cabeça por momentos, mas continua incapaz de fazer isso quando sentado.

O bebê já consegue reconhecer a mamãe e o papai. Sim, uma das maiores emoções é perceber que ele reage a vocês! O bebê vira a cabeça ao ouvir sua voz e olha para o seu rosto quando você fala, além de olhar nos seus olhos e sorrir.

Atenção:

Os prematuros podem ser especialmente difíceis durante as seis primeiras semanas, chorando incessantemente e se recusando a serem consolados, ou ficam muito sonolentos e relutantes em se alimentar. Eles necessitam de cuidados adicionais, alimentação mais frequente e muito carinho extra.

As vacinas podem causar algum dano cerebral?

Existem muitas histórias sobre os efeitos colaterais das vacinas, mas esses casos são raros. Não há evidência sólida de que imunizações possam levar a inflamação do cérebro (encefalite) e lesão cerebral. Alguns bebês e crianças tiveram convulsões e subsequentes danos cerebrais logo após a imunização, mas esses problemas afligem também alguns bebês que não foram imunizados. Então, os problemas relatados, podem muito bem ser uma questão de coincidência.

Que vacinas e exames serão necessários para o bebê?

A consulta de seis semanas é seguida por uma série de exames e vacinas até os cinco anos. Entre em contato com o pediatra ou órgão público de saúde para obter um calendário atual de vacinação.

Imunizações:

  • 2, 3, 4 meses / Vacinas – Difteria, tétano, coqueluche (tosse comprida), poliomielite, Hib (uma injeção), meningite C, pneumocócica (2 e 4 meses)
  • 12, 15 meses / Vacinas – MMR-sarampo, caxumba e rubéola (uma injeção), pneumocócica
  • 3, 5 anos / Vacinas – Difteria, tétano, coqueluche, poliomielite (uma injeção), reforço de MMR

Exames:

  • Aos 8 meses, teste de audição, crescimento e desenvolvimento.
  • Aos 2 anos, verificação do modo de andar e falar, coordenação e compreensão.
  • Aos 3 anos e meio, exame físico do desenvolvimento, da fala e da audição

Há um equilíbrio entre os riscos de sarampo, caxumba e rubéola e o risco hipotético e não comprovado de doença inflamatória intestinal ou autismo. Não há provas de que a administração de doses separadas de MMR reduza o risco de efeitos adversos. De fato, com doses únicas, se a criança perder ou atrasar uma injeção, a imunidade completa não ocorrerá por muitos meses mais, em comparação com a MMR combinada. Entretanto, doses individuais são preferíveis a nada. Oriente-se corretamente com o pediatra.

(Fonte Livro – Pregnancy: Your questions answered / Christoph Lees – São Paulo: Duetto Editorial, 2013.)

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint