fbpx

Bons conselhos e cuidados com recém-nascido!

A terapia do amor

Embora tenha carregado o bebê no útero por nove meses, ele ainda é um recém-chegado à família, um estranho com quem precisam ganhar intimidade. Deem tempo para o conhecer:

  • seu temperamento
  • seus horários
  • agrados e desagrados

Desde o começo, seu neném terá uma personalidade única. É importante que receba cuidado especial e todo amor que necessita.

Deixe de lado as louças ou até mesmo a casa, caso não tenha uma ajudante. Permita-se levar uma vida normal nas mãos, assim, haverá tempo para o manter em seus braços…

Cuidar do pequenino, é, muitas vezes um tanto fatigante, não podemos mentir né?!! Por isso, é importante que aproveite a soneca do bebê e descanse também. Afinal, dormir pouco com a nova rotina, dolorida do parto e abatida por tanta agitação, pode comprometer sua saúde em vários aspectos: físico e mental.

Pais felizes e saudáveis, garante um bebê feliz e saudável! Atendam às exigências mínimas diárias de dieta, sono (tanto quanto possível), exercícios, meditação, carinhos, descanso e diversão. Em algum momento, após o cansaço, pode até bater uma saudade da “outra” época, mas relaxe e aproveite esse tempo com ele! Tudo é uma questão de adaptação e paciência. É uma transformação natural que a família toda passa.

Em alguns países tanto a mãe como o pai, conseguem a licença no trabalho. Isso ajuda muito e deixa a mãe mais segura e confiante, trabalhando em equipe. Porém, no Brasil “a licençapaternidade é de cinco dias seguidos, sendo que no serviço público federal e em empresas que fazem parte do Programa Empresa Cidadã o período é ampliado para 20 dias corridos. A mesma regra vale para homens que adotarem filhos”.

Se você tem outra criança, dedique-se o mesmo tempo – é preciso para que a outra criança se sinta especial. Deixe-o ajudar! Uma tarefa simples, como pegar um acessório ou apenas olhar o irmãozinho, se sentirá encorajado e não excluído. Procure sempre elogiar seus esforços e perceberá a harmonia no lar!

Cultive sempre a paz e o amor!

Fonte: Lisa O. Engelhardt, Indiana (EUA)
Lei trabalhista http://legado.brasil.gov.br

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint