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Brincar, desenvolve a criança

Brincar é ótimo para o desenvolvimento da criança

Toda criança tem direito de brincar!

O princípio VII da Declaração Universal dos Direitos da Criança, aprovada por unanimidade pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1959, já estabelece: Brincar é importante para o desenvolvimento do seu filho.

Da simples fantasia dos contos de fadas, vai além o sentido da brincadeira. Não apenas o empilhar de bloquinhos ou uma construção de um desenho, esse “pequeno” gesto significa uma grande experiência e inúmeras possibilidades para conhecer novas cores, texturas e formas.
Contudo, podemos completar que o aprendizado é permanente, inclusive na vida adulta!
“A criança que brinca vai ser mais esperta, mais interessada e terá mais facilidade de aprender – tudo isso de forma natural”, diz Ruth Elisabeth de Martin, pedagoga e educadora do Labrimp (Laboratório de Brinquedos e Materiais Pedagógicos da Universidade de São Paulo).

Objetivos para as crianças que brincam:

  • prazer (brincar, passa o tempo)
  • expressão (imitam situações do dia a dia e expõe melhor seus sentimentos)
  • aprendizagem (desenvolvem brincadeiras e grandes descobertas, como também incluir outras crianças)

Lembre-se que, cada criança tem o seu tempo para se desenvolver, algumas mais cedo, outras mais tarde.

Incentivo e Regras

Importante que estabeleça regras! A criança precisa ser regrada, monitorada e mesmo que por dissabor, espera isso dos pais.
Garanta as atividades do seu filho, mas não o sobrecarregue. Preencher o tempo dele com inúmeras atividades pode ser muito estressante para a criança. Invista desde cedo na “leiturinha”, o que permite um descanso mental. Brincar não é sinônimo de obrigações!

Mantenha-se próximo das brincadeiras, assim, conseguirá observá-lo e identificar os pontos fortes e pontos vulneráveis a serem tratados com carinho e atenção.

Para despertar a curiosidade do seu pequeno, tenha em casa vários materiais e/ou tipos de brinquedos. Na verdade, não é o brinquedo, mas a brincadeira que aguçará seus sentidos, criatividade e coordenação motora.
Muitos educadores utilizam diversos materiais artesanais, inventando histórias apenas com um rolo de papel higiênico e um lenço. O que realmente importa é despertar essa curiosidade, e não movê-lo com carrinhos caros ou bonecas que andam e falam…

É possível desenvolver e alfabetizar a criança de forma simples, interagindo com o mundo numa descoberta fantástica e animada, que alcançará resultados positivos.

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