fbpx

Como aliviar as cólicas do bebê

Algumas características que você deve observar quando o bebê chora demais

Um assunto que as mamães ficam desesperadas: quando seus bebês choram demais e a impotência de os acalmar. Você então, descarta todos os itens: fome, fralda suja ou sono. Neste caso, pode ser cólica.

As cólicas são comuns em bebês desde o nascimento e depois dos 15 dias, seguindo até os três meses de vida, muitos casos a dor ocorre no mesmo horário. Raramente acontece em bebês maiores (06 meses de idade).

O choro de cólica é estridente. As seguintes características:

  • o bebê fica inquieto
  • rosto vermelho e faz caretas
  • encolhe as perninhas e sua barriga, se contorcendo muito

A cólica acontece por imaturidade do sistema digestivo do bebê. Como está se desenvolvendo, faz com que as paredes intestinais se contraiam e relaxem sem controle e isso pode resultar em gases e levar à cólica.

Causas

O intestino é preparado para receber alimentos sólidos após completar 06 meses de vida, pois neste período seu único alimento é o leite materno – ou as fórmulas indicadas pelo pediatra, nos casos em que a mãe não consiga amamentá-lo e não tenha um banco de leite próximo de sua casa. Sendo assim, esse movimento do intestino precisa de um tempo para se ajustar às novas rotinas de alimentação.

Tenha certeza que se seu bebê ja sofre com cólicas, introduzir sólidos antes desse período, pode ser pior e mais acentuada. O bebê fica agitado, estressado e muito tenso. Normalmente no fim do dia, após as 18h nossa imunidade cai, predominando o cansaço. Por isso mamãe, fique tranquila e calma para dividir esse sentimento com o bebê também.

Recomendações:

  • Se o bebê engole ar quando amamenta ou se alimenta. Incline a criança para alimentá-la, antes de colocar para dormir, deixe que o bebê arrote após as mamadas. 
  • Ambiente calma e tranquilo no momento da alimentação.
  • Para prevenir a cólica, faça compressas mornas na barriguinha do bebê (verifique a temperatura para não queimar a pele), por 02 minutos de 4 a 5 vezes por dia.
  • Ginasticas com as perninhas (como pedalar), por 02 minutos de 4 a 5 vezes por dia.
  • Massagens (movimentos circulares) com as mãos quentinhas (por 02 minutos de 4 a 5 vezes por dia),  mas você não precisa aplicar todos os procedimentos de uma só vez, se um deles for suficiente, não será necessário realizar os outros.

 

Chá não resolve a cólica

Não ofereça chá para tentar resolver o problema. Ele pode provocar mais cólica, visto que o intestino da criança está desenvolvendo e se adaptando. Muito provavelmente seu pequeno vai dormir, mas ainda sentindo dores. Use apenas remédios prescritos pelo médico da criança.

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint