fbpx

Como funciona a vacinação?

O objetivo da vacinação

“A vacinação tem como objetivo proteger o corpo de organismos virais e bacterianos (micróbios) e dos venenos (toxinas) que produzem quando entram no corpo; ele é atingido ao se inocular uma minúscula dose do micróbio morto ou alterado, ou da toxina inativa (toxóide) no corpo”.

Essa minúscula dose do germe faz com que o organismo produza anticorpos, isto é, agentes neutralizantes que combatem a infecção provocada por aquele germe. Ao ensinar o organismo a produzir os anticorpos adequados antes da invasão dos germes, podemos fazer com que ele desenvolva uma sólida defesa contra doença que eles produzem. Os germes nunca entram em atividade; quando eles entram no corpo, são atacados e eliminados por nossos mecanismos de defesa.

Informação técnica extraída do livro Criando Bebês – Dr Howard Chilton.

“Imunização passiva” a partir dos anticorpos maternos

Ao nascer, os bebês têm os mesmos anticorpos que a mãe – e que foram transportados até eles através da placenta. Se a mãe é imune a catapora, ao sarampo ou ao tétano, ou porque contraiu cada uma dessas doenças ou porque foi vacinada, o mesmo ocorre com o seu bebê. Isso se chama imunização passiva e tem duração de três a seis meses para a maioria das doenças. Após esse período, o nível de anticorpos no bebê fica muito reduzido e ele perde a proteção. Por isso, o bebê precisa da imunização ativa nesse período, aquela aplicada em todos os países.

Fique atenta no calendário de vacinação e mantenha atualizada a carteirinha de vacinas do seu bebê.

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint