fbpx

Pai, seu papel é muito importante!

A presença no cotidiano da criança, é um simples gesto que faz toda a diferença

Não importa a sua condição financeira ou posição social, a relação pai e filho deve ser sempre o AMOR.

A mulher de forma instintiva parece nascer mãe, já o pai, torna-se um! A educação depende de algumas tarefas um pouco “árduas”, exigindo dedicação, tempo, esforço e muita paciência.
Hoje em dia essa divisão é comum, afinal, não existe mais espaço para o machismo! A responsabilidade que antes era única e exclusiva da mãe, hoje, bastante presente nas divisões de funções corriqueiras. Na verdade, ajudar a mãe não só assegura um bom desenvolvimento para a criança, como também a estabilidade emocional do casal.

Naturalmente a mãe se depara com alguns desafios:

  • casa
  • trabalho
  • e a nova profissão: SER MÃE!

É muito comum a mudança de profissão para se manter próxima da criança ou em alguns casos, dependendo da sua vida financeira, abre mão do trabalho para se dedicar totalmente para a criança.

O pai, normalmente retorna antes para suas atividades profissionais e possui uma rotina cansativa, que justifica sua ausência com o trabalho de casa, e muitas vezes, na educação e atividades com a criança.

Esse processo de desenvolvimento, o pai deve acompanhar e presenciar tudo (na medida do possível), estar presente nas consultas aos pediatras, reuniões na escola, emergências, entre outros assuntos que ambos deverão estar envolvidos.

Toda rotina pode ser dividida de forma justa e em conjunto, oferecendo espaço para ambos.
Muitas pesquisas apontam que o pai possibilita à criança a entrada no convívio social e formação de caráter.

Exemplo de Vida

O único que poderá dividir esse universo masculino é o pai. Não deixe para revistas e outros parentes ou amigos o fazerem. Se tornar um bom exemplo de valores, inclusive naqueles momentos que o papo é só de pai! Ou seja, mostrar sua integridade e ética, estimula a criança a se comportar e ter sempre bons modos. A criança tem expectativas distintas entre os pais, por isso essa representação deve ser dividida. Uma mistura de proteção e cuidado, tudo é levado em consideração para o crescimento do seu filho. Proporcionando segurança, amor, atenção e participação.

Referências Masculinas

Quando uma criança cresce sem a presença paterna, busca imediatamente um modelo para tal, como avô, tio ou amigo da família. Alguns casos de pais separados, é extremamente importante que o pai de alguma forma continue para essa formação. Estando presente nas datas comemorativas, dividindo os assuntos sociais, para que o seu filho se sinta querido, amado, seguro e tranquilo. Essa sensação de bem-estar só você proporcionará. Como uma lacuna que nenhum outro preencherá inteiramente.

Nunca rejeite a criança. Isso poderá causar danos severos na sua autoestima e desenvolvimento pessoal. A amor está acima de tudo e de alguma forma esse amor chegou até você, aproveite!

  • Dica de leitura o livro Coração de Pai, do jornalista José Ruy Gandra – História sobre a arte de criar filhos.

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint