fbpx

Conversar e ler histórias

Contar é diferente de ler!

A leitura compartilhada com os filhos é uma excelente forma para garantir não só o gosto pela leitura, tão necessário nos dias de hoje, como também para ajudá-los a fixar o significado de cada palavra.

Coloque o bebê no seu colo ou em uma posição aconchegante para vocês dois, pegue um livro e leia-o em voz alta, apontando para algumas imagens e o que significa aquele bichinho ou objeto, por exemplo.

Escolha livros adequados à cada fase de compreensão da criança. Module o tom de voz e interaja com ela fazendo com que participe também da história que você está lendo.

Se perceber que a criança está curtindo, repita a mesma história nos dias subsequentes, sem problema algum. Os pequenos gostam de ouvir e assistir a mesma coisa muito mais de uma vez, não se canse!
Caso perceba que no meio da história a criança esteja cansada, não insista muito. Procure deixar o momento da leitura, uma atração leve e sem pressão, algo indesejado pela criança. Tenha paciência, pois cada um tem o seu tempo.
O importante é que o hábito de ler deve ser colocado em prática todos os dias, seja durante o dia ou ao deitar. Mas lembre-se que são leituras diferentes… Ler durante o dia, exige dinâmica e participação da criança, que ela possa interagir. Isso ajuda no processo de desenvolvimento e aprendizado dos pequenos. Tipo aquela aula motivadora e cheia de alegria.

Antes de dormir, a leitura deve ser mais relaxante, exigindo menor participação da criança. O objetivo é que ela durma tranquilamente.

Uma dica: escolha histórias diferentes para completar a rotina! Seu filho ficará mais interessado se você participar interpretando a história. Pode ter certeza que isso fará com que você também relaxa. Pode dividir essa tarefa deliciosa com o seu companheiro ou companheira.

Fonte: Dra Ana Escobar

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint