fbpx

Conviver com os PETS

Convivendo com os bichinhos!

Algumas mamães ficam preocupadas em relação ao risco de alergias. Estudos apontam que crianças que convivem nos primeiros anos de vida com animais de estimação, desenvolvem menos alergias, ou seja, o seu sistema imunológico já está “adaptado” com os agentes alergênicos encontrados nos animais.

Já o sistema imunológico de crianças que cresceram sem esse contato, não reconhece os agentes alergênicos provocando algumas reações.

O cuidado vai além dos pequeninos. Você deverá ter uma atenção ainda maior em relação a saúde do seu animalzinho. Leve regularmente ao veterinário, para que receba os cuidados necessários evitando doenças. Dependendo da idade do seu filho, é importante que ele acompanhe e ouça as orientações, criando assim mais responsabilidade nos cuidados.

Consulte um veterinário, antes mesmo da escolha do bichinho. Esse auxilio possibilitará dicas de ambiente, espaço, necessidade de passeios, tipo de raça, alinhando sempre com seu estilo de vida. Cada animal possui uma característica e você deve levar em consideração todas as questões de saúde e ser o mais assertivo possível.

Converse com um adestrador ou um especialista em comportamento animal – Se o cão ou o gato for agressivo, suas atitudes devem ser controladas para se adequarem ao lar com uma criança pequena. Como o treinamento pode levar alguns meses, providencie logo essa consultoria. Quanto antes ele for integrado à família, melhor.
Normalmente o animal acaba sentindo ciúmes com a chegada do bebê, sendo assim, aos poucos permita que o animal se aproxime – Opte depois do terceiro mês, e deixe o cão ou o gato cheirar os pés do bebê, as mãos e a cabeça. Impeça as lambidas no início, já que a boca do animal é repleta de bactérias.

Acostume seu bichinho com outras pessoas, assim, não se sentirá de lado por conta da criança, podendo deixá-lo com alguém após seu retorno da maternidade.

Higiene

Quanto às zoonoses (doenças que são transmitidas dos animais para o ser humano), esse um fator importante para dividir suas dúvidas com o veterinário. Na convivência, é muito importante tomar alguns cuidados, pois as crianças acabam sempre levando a mão à boca, e o risco de contrair algum tipo de zoonose é bem maior.

Deixe os potes de comida e de água do animal fora do alcance da criança – Se ela alcançar os recipientes, vai querer comer a ração e beber a água, o que não é aconselhável.

Mantenha o chão de todos os cômodos bem limpo – Cães e gatos soltam pelos (às vezes imperceptíveis), mas diariamente. Para que o bebê não os aspire e fique livre de alergias, é preciso passar um pano úmido no chão de toda a casa pelo menos uma vez ao dia.

Benefícios

O animal traz benefícios para todos! Essa rotina com eles, permite o desenvolvimento da criança, bem como sua socialização.

Incentive e inclua o animal nas brincadeiras, todos se divertirão!

A criança ao cuidar do seu animalzinho, adquirirá responsabilidade, alegria, afeto e até mesmo os mais diversos sentimentos como a frustração e respeito. Esse contato, permitirá aprender e lidar melhor com as relações do cotidiano, tornado-se mais sociável e menos individualista. Aprenderá também sobre o ciclo natural da vida, nascimento e morte.

Completo que, você é o melhor exemplo para que a criança possa agir de forma carinhosa e dedicada.

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint