fbpx

Dança durante a gravidez e seus benefícios

A dança durante a gravidez: benefícios e sua importância

Em tempos de folia, ou mesmo para as que não gostam do Carnaval e amam dançar, confira aqui neste post e não desista da dança durante a gestação.

A dança alegra nossos corações e beneficia a saúde física e mental, mas você sabia que é um ótimo exercício para as gestantes também?
Se você não tiver nenhuma complicação ou gravidez de risco, a prática da dança durante o período de gestação ajuda no desenvolvimento da criança, sem exageros nos movimentos!

É recomendada às gestantes por ser uma atividade de baixo impacto que trabalha o corpo todo e uma excelente forma de se exercitar. O entretenimento que proporciona mais oxigênio e nutrientes à criança dentro do útero, visto que o fluxo sanguíneo na placenta aumenta de acordo com a prática de exercícios. Vale para Yoga entre outras atividades.

Podemos considerar a dança como um tipo de terapia e que proporciona o maior benefício, o bem-estar.

Além do auxílio no desenvolvimento do bebê, a dança traz diversos benefícios para a gestante, como: aumento da flexibilidade, ajudando a preparar o corpo para o parto; controle da pressão arterial, queima de calorias mantendo o ganho de peso equilibrado, redução de inchaços e aumento da autoestima. Assim como a respiração, a coordenação motora e a resistência física também melhoram durante as aulas.

Fazer aulas de dança também ajudam na hora do parto devido a exercícios que trabalham os músculos abdominais e pélvicos, por conta do esforço necessário, que pode diminuir a dor e, em alguns casos, o tempo do parto. Mas não se esqueça de ter um acompanhamento médico durante as aulas para ter uma gravidez segura e saber se está apta para o exercício.

Razões para começar praticar dança durante a gravidez

  • Melhora o astral – auxilia na produção de hormônios, a endorfina.
  • Beneficia a saúde – controla o estresse e pode prevenir doenças cardíacas.
  • Auxilia na coordenação motora – a coordenação motora ajuda a gestante a ter mais consciência corporal, evitando quedas e desequilíbrio.
  • Amplia a conexão com seu próprio corpo – sentir a música e dançar, requer atenção ao corpo.
  • Novas amizades que você compartilha experiências – permite o contato com as pessoas e amplia seu círculo de amizades, o que pode ser muito positivo para a gravidez. Principalmente para as mamães de primeira viagem.
  • Eleva a autoestima – você mais confiante e feliz com a sua estética, durante e pós-parto.
  • Melhora a capacidade cardiorrespiratória – por ser um exercício aeróbio que aumenta a frequência cardíaca, ajuda a melhorar o seu condicionamento.

Fonte: 

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint