fbpx

Algumas brincadeiras para fazer com as crianças na Páscoa

Relacionamos 10 brincadeiras para fazer com as crianças na Páscoa, mas você pode escolher pelo menos uma para interagir com os pequenos

Além do simbolismo religioso da Páscoa, o feriado é desejado e esperado pelas crianças (grandes e pequenas!!), pois oferece momentos de delícias e brincadeiras.

Se você gosta de embarcar na imaginação do seu filho, torne mais especial, com muita diversão e até mesmo educativo – ao preparar atividades lúdicas, com muito carinho e dedicação.

Sabemos que os pequenos são cheios de energia e, por isso, as brincadeiras são uma forma para usarem essa disposição de maneira muito positiva.

Confira!

1. Caça aos ovos: a mais tradicional das brincadeiras

A caça aos ovos é uma brincadeira para fazer com as crianças na Páscoa e é muito tradicional.

Os ovos (ou outros objetos, caso a criança não consuma açúcar) são escondidos pela casa ou pelo ambiente externo onde a atividade será feita – e as crianças precisam encontrá-los.

Diga que viu o coelhinho indo embora, mas não sabe onde ele deixou os “mimos”.

É legal que não deixe pistas, rastros ou pegadas de coelho. Os pequenos devem procurar seus ovos em cada cantinho.

Se for mais de uma criança brincando, deve explicar que os mimos independentemente da quantidade que cada criança conquistar, será dividido igualmente os chocolates ou presentes. Isso servirá para todas as brincadeiras!

2. Siga as pegadas

Essa brincadeira é uma variação da caça aos ovos, mas com pistas: as pegadas do coelhinho espalhadas pelo chão que levam aos ovos de Páscoa.

Você pode usar adesivos de pegadas (em lojas de artigos para festas sempre têm), ou confeccionar em casa com cartolina ou sulfite. E outra forma delicada e divertida, é desenhar pegadas no chão com farinha.

Escolha um caminho com obstáculos, como a mesa de centro ou o sofá.

3. Quente/frio de “mini ovos”

Lembra da brincadeira infantil de quente/frio, a partir de dicas se estava quente (perto de achar) ou frio (longe)?

Caso tenha várias crianças, divida em duas equipes.

Esconda os mini ovos em lugares diferentes e, enquanto elas procuram, você vai sinalizando com “quente” (estão próximas) ou “frio” (estão longe) dos chocolates.

Conforme cada equipe encontra, deve colocar numa cestinha. A turminha que tiver mais, será a vencedora.

Para não dar briga, ao final da brincadeira, divida todos os ovinhos igualmente entre os pequenos.

4. O salto do coelhinho

Em uma calçada, pegue um giz colorido e faça duas linhas com pequena distância entre elas.

Peça para que as crianças comecem pulando de um lado ao outro e, pouco a pouco, vá aumentando a dificuldade, separando as linhas para que pulem o mais longe possível.

Para tornar a brincadeira mais divertida, você pode fazer tiaras de coelhinho e pinturas no rosto para que eles entrem no clima da brincadeira.

Se estiver chovendo, use pedaços de fios de lã ou fita para as demarcações.

5. O rabo do coelho

Conhece a brincadeira do rabo de burro das festas juninas? É possível adaptar com coelhinho para fazer na Páscoa também.

Fixe na parede um coelho desenhado em uma cartolina (ou em um papel firme e colorido). No lugar do seu rabinho coloque uma fita adesiva dupla-face.

A criança olha bem para o desenho, por uns 30 segundos, e então cubra os olhos da criança com um lenço ou aquelas vendas para olhos, e ela recebe uma bolinha de algodão nas mãos.

Com as dicas, ela deve colar o pompom no lugar do rabinho do coelho. Assim que conseguir, receberá o seu presente de Páscoa.

6. Coelho bagunceiro

E o que o Coelho Bagunceiro perdeu pela casa? Durante o almoço em família, que tal fazê-los achar os itens?

Desenhe ou imprima diversos objetos em uma cartolina – sapatos, chapéu, relógio e mais.

Faça um desenho do animal em uma cartolina usando esses diferentes acessórios e conte como o coelhinho perdeu as peças.

Depois, é só diversão para os pequenos procurarem pela casa. Deixe pequenos ovinhos, chocolates ou o que for mais conveniente perto dos objetos.

7. Coelhinho sai da toca para uma turminha maior de crianças

Divididas em trios, duas crianças (ou os pais) formam a toca e uma delas fica como o coelho.

Para fazer a toca, a dupla junta as mãos no ar, formando uma casinha. Quem for o coelho fica agachado entre elas, embaixo dos braços.

E todos os outros trios fazem o mesmo, sobrando apenas uma das crianças, que vai ficar em pé entre as tocas e deve gritar: “Coelho sai da toca!”.

Ao fazer isso, todos os coelhos entocados precisam trocar de casinha. Quem estava no meio, deve pegar alguma das tocas de alguém! Se conseguir, aquela que ficou sem toca é a que passa a gritar no centro do espaço.

Pode ser o contrário, também pode falar “Toca troca de lugar!”. Nesse caso, são as tocas que devem trocar de coelho.

8. Ovo na colher

Em uma gincana comum são usados ovos cozidos, mas aqui é bem mais gostoso! Ovinhos de chocolate, para ficar temático.

Cada criança deve levar uma colher de sopa à boca e, na colher, um ovinho de chocolate.

O importante é andar o mais rápido possível, e até correr, se as pequenas conseguirem, sem deixar o ovo cair da colher.

9. Amigo chocolate

Entregue os papéis com os nomes dos participantes alguns dias antes do domingo de Páscoa, ou pode fazer o sorteio na hora mesmo.

Como ovos podem estar um pouco caros, opte por caixa de bombons e chocolates sortidos decorados da forma que cada um quiser.

Se for só entre crianças, ajude-as a descrever os amigos na hora de revelar e entregar o presente.

10. Alimente o coelho

Essa brincadeira é mais indicada para os pequeninos, os mais velhos podem achá-la bobinha.

Usando um saco de papel kraft, desenhe um coelhinho e peça para os pequenos fazerem algumas formas diferentes de cenouras: redondo, quadrado, triangular, de coração.

Quando finalizarem as cenouras, “vista” o saco na sua mão como se fosse um fantoche e, fazendo uma voz de coelho da Páscoa, vá pedindo os formatos das cenouras: “ah, o Coelhinho tem fome de cenoura de coração! Quem tem?”.

Além de ser divertido, podem aprender a identificar as formas!

Viu como é fácil preparar brincadeiras para fazer com as crianças na Páscoa? Você não precisa gastar muito para realizar essas atividades, apenas o seu tempo e muito carinho!

Curtiu? Compartilhe as ideias com os amigos e familiares.

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint