fbpx

Fertilidade e Alimentação – Dieta Mediterrânea

“Fertilidade e Alimentação – Dieta Mediterrânea” ganha versão gratuita em e-book

Guia alimentar para mulheres e homens que desejam melhorar a fertilidade

O IPGO (Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia) está relançando, em versão e-book, e gratuitos, alguns livros escritos pelo médico Arnaldo Cambiaghi, especialista em ginecologia e obstetrícia, com certificado de atuação na área de reprodução assistida, e responsável técnico do IPGO. São obras que têm somente o especialista como autor, ou foram criadas em parceria, como este “Fertilidade e Alimentação – Dieta Mediterrânea”, que contou com a  nutricionista Débora de Souza Rosa como coautora. O livro aborda a importância da alimentação também quando se fala em fertilidade.

A Medicina Reprodutiva tem feito avanços tecnológicos incríveis, ajudando muitos casais que até há pouco tempo não conseguiriam concretizar o sonho de ter filhos. As técnicas de fertilização assistida têm avançado com rapidez, beneficiando cada vez mais homens e mulheres com dificuldade para engravidar.  Entretanto muitas vezes o sucesso dos tratamentos pode estar dependendo de coisas muito simples como os hábitos de vida e a alimentação, tão difícil de ser conseguida de forma  saudável nos dias de hoje quando a maioria das pessoas trabalha muito e come mal.

O processo de fertilização, a gestação e o nascimento de um bebê são processos minuciosos e com muitos detalhes que precisam estar em harmonia para que ocorram com sucesso. É como uma sinfonia. Uma pequena variação nesta sequência poderá impedir um final bem sucedido. A alimentação, aquilo que comemos todos os dias, pode ser um detalhe que, a princípio, tem pouca importância, mas pode estar diretamente relacionada ao sucesso de uma gestação.

Lançado em 2012, “Fertilidade e Alimentação” pode ser considerado o primeiro livro brasileiro que tratou desse tema e foi escrito com rigor científico e com base na experiência clínica do Centro de Reprodução Humana do IPGO. A obra demonstra a influência dos alimentos não só na fertilidade, propriamente dita, mas também em sua ausência, além se situações como endometriose, ovários policísticos, abortos e envelhecimento ovariano. Nos capítulos são demonstrados os exames fundamentais para se avaliar a fertilidade, assim como os principais tratamentos e orientações de como preservá-la e se preparar para uma gravidez sadia. Livros com temas similares geralmente são traduções que nem sempre se adaptam ao cardápio da nossa cultura, tão rica graças à miscigenação de vários povos.

Esta é uma obra dedicada aos que sonham em ter filhos e que, mesmo sem saber se encontrarão algum empecilho na hora de engravidar, já podem ir se preparando por meio de uma alimentação correta e sadia, mas, nem por isso, menos prazerosa.

Os capítulos abordados nesta versão:

    • O que é a Dieta Mediterrânea?
    • Dieta Mediterrânea e seus benefícios para a saúde
    • Dieta Mediterrânea a saúde reprodutiva
    • Padrão alimentar ideal
    • Alimentos que devem ser priorizados e evitados
    • Planejamento alimentar

Para baixar o livro é só clicar em http://www.ebookdietadafertilidade.com.br/

Sobre os autores:

Arnaldo Schizzi Cambiaghi é responsável técnico do Centro de Reprodução Humana do IPGO, ginecologista obstetra com certificado em reprodução assistida. Membro-titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Laparoscópica, da European Society of Human Reproductive Medicine. Formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa casa de São Paulo e pós-graduado pela AAGL, Illinois, EUA em Advance Laparoscopic Surgery. Também é autor de diversos livros na área médica como Fertilidade Natural (Ed. LaVida Press), Grávida Feliz, Obstetra Feliz (LaVida Press), Fertilização um ato de amor (LaVida Press), Manual da Gestante (Ed. Madras) e Os Tratamentos de Fertilização e As Religiões (Ed. LaVida Press). Criou também os sites: www.ipgo.com.br; www.fertilidadedohomem.com.br; www.fertilidadenatural.com.br, onde esclarece dúvidas e passa informações sobre a saúde feminina, especialmente sobre infertilidade. Apresenta seu trabalho em Congressos no exterior, o que confere a ele um reconhecimento internacional.

Débora de Souza Rosa é nutricionista e diretora da Nutriterapia, clínica especializada em atendimento nutricional a gestantes, lactantes e crianças. Formada pela Universidade de Mogi das Cruzes, estágio em nutrição Clínica em Obstetrícia no Hospital das Clínicas de São Paulo, pós-graduada em nutrição pediátrica e escolar. É autora do Blog https://nutriterapia.com.br/blog no qual transmite conceitos importantes sobre nutrição e dicas de alimentação saudável para gestantes, mães e crianças. Ministra palestras sobre alimentação na gestação e infância e é criadora do curso de nutrição infantil para pais, avós e cuidadores da Nutriterapia.

Fonte: in the press comunicação/Cármen Guaresemin
Foto Capa: <a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/food”>Food photo created by freepik – www.freepik.com</a>

 

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint