fbpx

Hiperêmese Gravídica

A hiperêmese gravídica é uma condição que requer atenção médica, uma vez que a gestante pode vomitar com muita frequência e ficar desidratada

O enjoo matinal é um sintoma comum durante a gestação, sendo bastante corriqueiro em gestantes de todas as idades, no entanto, em algumas gestantes, esse enjoo pode ser muito forte e intenso, gerando vômitos frequentes, não só pela manha, mas durante todo o dia.

Nesses casos, a gestante é diagnosticada com a hiperêmese gravídica, uma condição que requer atenção médica, uma vez que a gestante pode vomitar com tanta frequência e ficar desidratada.

Na hiperêmese gravídica, diferentemente de um enjoo matinal tradicional, a paciente acaba perdendo peso nos primeiros meses de gestação, ao invés de ganhá-los, o que é uma das principais características da doença, prejudicando o desenvolvimento do bebê e colocando em risco a saúde da mãe.

Quais as causas de hiperêmese gravídica?

Assim como o enjoo matinal, acredita-se que a principal causa da hiperêmese gravídica é a alta de um dos hormônios que fazem parte do processo de gestação de um bebê, o HCG. Alguns pacientes podem ser mais sensíveis a esse hormônio, apresentando os enjoos que caracterizam a hiperêmese gravídica como um efeito colateral da gravidez.

No entanto, como cada gestação é única, uma mulher que apresenta a hiperêmese gravídica na gestação de um de seus filhos, pode não apresentar essa condição em outra gravidez, por exemplo.

Quais os sintomas de hiperêmese gravídica?

O principal sintoma da hiperêmese gravídica são os vômitos frequentes e que chegam a incapacitar o cotidiano e o dia a dia da paciente.

Esses vômitos são acompanhados de enjoos frequentes e também de outros processos fisiológicos, como, a perda de peso em decorrência dos vômitos e a desidratação severa. Tendo como principal cuidado, o repouso absoluto.

Como é o tratamento de hiperêmese gravídica?

Normalmente, o tratamento da hiperêmese gravídica depende do apoio de um médico ou mesmo de um hospital, já que a paciente pode ficar severamente desidratada.

Além do uso de medicamentos para enjoo indicados para as gestantes, também podem ser usadas injeções endovenosas para repor os líquidos perdidos.

Normalmente, a hiperêmese gravídica diminui ou mesmo desaparece completamente depois de 20 semanas de gestação.

Procure imediatamente auxílio no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.

Fonte: Rede D’or

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint