fbpx

Qual a função da vitamina K?

Logo depois do nascimento, seu bebê receberá uma injeção de vitamina K

Essa prática é universal e tem uma boa razão de ser. Até 30 anos atrás, havia uma doença grave, comum e potencialmente fatal chamada de “doença hemorrágica do recém-nascido'”, que afetava até 1,5% dos bebês; era comum, alguns dias após o parto, que o sistema de coagulação do sangue do bebê parasse de funcionar eficientemente, e ocorria um sangramento, muitas vezes grave, no cordão umbilical ou no intestino.

Muitas vezes, no caso de uma hemorragia branda, o bebê se recuperava espontaneamente, mas quando a perda de sangue era maior e ele não era tratado, podia entrar em choque rapidamente e ser fatal; o tratamento consistia em transfusão de sangue e vitamina K.

Sobre a vitamina K

O sistema de coagulação do sangue do organismo baseia-se numa complexa série de reações entre várias proteínas e substâncias químicas chamadas de fatores coagulantes.
Muitos deles precisam da vitamina K para serem ativados: sem ela, a coagulação é insatisfatória.

Quando esse fato foi constatado, passou-se a ministrar uma injeção de vitamina K como rotina e a doença praticamente desapareceu. Isto é, até os últimos quinze anos, aproximadamente; desde então têm havido relatos de uma nova e mais fatal forma da doença hemorrágica. Essa forma ocorre mais tarde, cerca de quatro a seis semanas após o parto, e a hemorragia muitas vezes se dá no cérebro, gerando conseqüências graves.

Os  bebês têm dois fatores em comum:
> Eles não receberam vitamina K após o nascimento.
> Eles eram alimentados exclusivamente no peito (nada de mamadeira).

Estudos revelaram que muitos bebês saudáveis nascidos a termo dispõem de estoques de vitamina K apenas marginalmente satisfatórios; no terceiro dia de vida, à medida que crescem, eles já podem ter uma deficiência dessa vitamina.

Dar vitamina K à mãe antes do parto parece não ajudar, visto que ela não é bem absorvida pela placenta. O leite materno oferece alimentação completa, no entanto, contém quantidades muito pequenas de vitamina K.

Se a mãe que amamenta tem uma alimentação rica em vitamina K, uma parte, mesmo que pequena, passará ao leite e será absorvida pelo bebê, mas ainda estará longe de evitar a doença hemorrágica; se você estiver amamentando, procure comer verduras folhosas verdes frescas todos os dias, pois elas são ricas nessa importante vitamina.

Fonte extraída do livro ‘Criando Bebês’ do Dr. Howard Chilton.

 

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint