fbpx

Melasma na gravidez

Melasma na gravidez: conheça os cuidados e aprenda a evitar

A gravidez é um período em que a mulher sofre muitas alterações no corpo por conta de todas as mudanças hormonais. Nesse período, pode haver o surgimento ou agravamento de manchas acastanhadas no rosto, colo ou braços, denominadas melasma ou cloasma.

O melasma é um distúrbio da pigmentação muito frequente, caracterizado pela presença de manchas escuras em diferentes áreas do rosto, mas que têm predileção pelas regiões malares, superior aos lábios e fronte.

Normalmente, é no terceiro trimestre gestacional que o escurecimento de algumas partes do corpo da mulher fica mais evidente em decorrência do aumento da produção de melanina e do seu acúmulo em áreas específicas do corpo.

A predisposição genética pode influenciar no surgimento dessa condição, mas o principal fator causal é a exposição solar. Nas pacientes com melasma em tratamento, a exposição solar pode fazer com que as manchas se agravem novamente.

Caminhos para a prevenção

Portanto, é imprescindível o uso diário de protetor solar com FPS mínimo de 30, que deve ser reaplicado a cada 2 horas, mesmo nos dias nublados. Quanto mais alto o fator de proteção solar e quanto mais branco/bege for o produto, maior o poder de proteção.  É importante lembrar que mesmo as luzes visíveis não provenientes do sol são capazes de agravar o melasma, e por isso o uso dos produtos contendo FPS devem ser usados dentro de casa ou no trabalho.

A recomendação inclui ainda evitar a exposição demorada ao sol, principalmente entre 10h e 16h, além de criar barreiras físicas para a luz solar, como o uso de chapéus, óculos escuros e a sombra do guarda-sol, já que o rosto costuma ser a principal área afetada. Deve-se apostar no consumo de alimentos antioxidantes, como ingredientes verde-escuros e alaranjados, que, além de trazer outros benefícios, ajuda a proteger a pele.

Não deixe de visitar um dermatologista quando estiver grávida pois alguns cuidados podem te ajudar a prevenir esse e outros problemas típicos desse período. Apesar dos tratamentos serem limitados, há sempre algum produto que pode ser prescrito e o dermatologista é o melhor profissional para te orientar. 

É possível tratar o melasma?

Vitamina C, alguns poucos peelings e outros cremes clareadores podem ser usados. Além disso, ele poderá adaptar os dermocosméticos que você já faz uso às necessidades da sua pele no “momento gestante” e te orientar a suspender os produtos que são contraindicados nesse período.

E depois do parto?

Caso a mulher desenvolva melasma durante a gestação, normalmente as áreas como a linha nigrans, os mamilos e as axilas clareiam total ou parcialmente cerca de seis meses após o parto.

Por isso, é essencial cuidar da pele, antes, durante e depois da gravidez, com hidratação, proteção solar, evitando a exposição excessiva ao sol e mantendo uma alimentação equilibrada. Vale lembrar que, nessa fase, a lista de produtos que podem ser utilizados para manter a pele saudável diminui: os ácidos salicílico e retinoico saem da lista, já que a gravidez aumenta a sensibilidade e a reatividade cutânea a qualquer estímulo. Na dúvida, consulte o seu dermatologista para garantir um pré-natal e uma gestação tranquila.

Converse com seu dermatologista e saiba mais sobre o melasma na gravidez!

Fonte: SBDRJ | Mulher e Gestação

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint