fbpx

Pode colocar piercing, tatuagem e botox durante a amamentação?

Os profissionais de saúde recomendam que se inicie a amamentação na primeira hora de vida do bebê

Para a mamãe moderna e vaidosa, como enfrentar os principais desafios da amamentação?

O uso de piercing enquanto a mãe está amamentando.

A recomendação é que não seja colocado em região das mamas ou mamilos, pois nesse caso teremos riscos de processos inflamatórios e obstrução de ductos mamários (canais de saída do leite), o que atrapalharia a produção e a excreção do leite materno. O procedimento feito em outros locais do corpo, com profissional habilitado e assepsia correta, não interfere na amamentação.

Apenas no caso de ele ter sido colocado em mamas ou mamilos existiria o risco de gerar dificuldades na saída do leite materno.

Pode fazer tatuagem enquanto a mãe está amamentando?

Preferencialmente, não se deve fazer tatuagens em mamas e mamilos durante a amamentação pelo risco de inflamações locais e obstrução dos ductos mamários.

Tatuagem anterior, feita nas mamas ou mamilos e que não geraram processos inflamatórios ou obstrutivos na época, provavelmente não trarão consequências para a amamentação atual.

Pode aplicar botox enquanto a mãe está amamentando?

Preferencialmente deve-se evitar o botox durante a amamentação, apesar de esse procedimento, quando realizado corretamente, por via intramuscular, praticamente não atingir concentrações no leite materno.

Não temos estudos que mostrem qualquer problema na amamentação devido a aplicação anterior de botox.

Para se informar melhor, você pode baixar gratuitamente, em sites de buscas, o manual técnico do Ministério da Saúde: Amamentação e uso de medicamentos e outras substâncias. Outras fontes: aplicativo LactMed, Hale’s Medications e o site e-lactancia.org.

Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint