fbpx

Montando o quartinho ideal

Iniciando os preparativos a partir do 4º mês de gestação, para ser assertiva na decoração do quarto

Preparar o ambiente para a chegada do bebê é um maravilhoso momento para os papais. É claro que, para os pais de primeira viagem, a gravidez é marcada por diversos momentos mega emocionantes, como a primeira ultrassonografia, os batimentos cardíacos, a descoberta do sexo do bebê e entre outros. A hora de planejar o quarto também é especial, principalmente para as futuras mamães.

Enquanto esperam (ansiosamente) a chegada do bebê, pensam em todos os detalhes para tornar o espaço especial e aconchegante. Porém, não basta apenas pintar o quarto e preenchê-lo de brinquedos. A escolha dos móveis e acessórios leva em conta, acima de tudo, a segurança e o bem-estar do recém-nascido. Acesse CheirinhodeNeném.com.br para acompanhar todas as opções de enxovais – para todos os bolsos!

O ambiente ideal

Para o bebê o melhor ambiente deve ser ensolarado, arejado e sem umidade. Aproveite a luz natural durante o dia e à noite uma luz indireta e fraca, de preferência com intensidade regulável, como a de um abajur ou de um dimmer. “Quanto aos ruídos ambientais, é importante que o local destinado ao sono do bebê seja tranquilo, embora não se recomende evitar o barulho habitual da casa; as conversas em tom de voz normal, os sons do telefone e da campainha auxiliam o recém-nascido a distinguir o dia da noite” – de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Opte pintar as paredes com tinta acrílica, que é a mais resistente, e prefira os tons pastel, para dar mais tranquilidade ao bebê. Outra alternativa, são os papéis de parede.

O quartinho do bebê precisa ser funcional e ter espaço suficiente para a circulação de pessoas e de todos os itens básicos como: carrinho, um berço, um armário, uma poltrona para amamentação e uma cômoda para trocar o bebê. Caso seu espaço seja limitado, retire a cômoda e use o próprio berço para trocar as fraldas.

Atenção: 

Se o berço for uma peça antiga da família, pode conter pintura com chumbo, metal pesado bastante tóxico para o organismo do bebê. O ideal, é que você remova a tinta antiga, utilizando uma lixa e pinte novamente o móvel com uma camada de tinta atóxica, de difícil destaque. Por que? Bem, quando seu bebê ganhar alguns dentinhos, ele com certeza vai querer ficar em pé no berço e “roer” a grade. Lembre-se de optar por estrado regulável quanto à altura, para ser abaixado à medida que o bebê cresce.

Os espaços entre as ripas da grade não devem exceder 6 cm, para que não haja nenhum risco de prender a cabeça da criança.

A cômoda deve conter um trocador, de preferência com borda de proteção e com altura adequada para permitir a troca do bebê em posição confortável. É muito importante que os pais deixem todos os utensílios à mão para não saírem de perto do bebê, uma vez que ele pode virar-se e cair. As gavetas precisam ter travas para que não caiam sobre a cabeça dos pequenos curiosos assim que eles começarem a engatinhar – recomendação Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Dicas:

Posicione o berço e o trocador longe de cordões e cortinas, os afastando da janela também. Mantenha a distância de luminárias e enfeites de parede ou móveis.

Importantíssimo a instalação de grades e telas de proteção na janela do quarto, bem como sacadas e outras janelas da casa.

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint