fbpx

Outubro Rosa, um movimento mundial

Outubro Rosa: projeto ajuda mulheres com câncer a preservar a fertilidade

Estamos no Outubro Rosa, movimento mundial que representa a luta contra o câncer de mama e ganhou o laço cor-de-rosa como símbolo. E um projeto nascido em São Paulo promete ajudar não só as mulheres com esse tipo de câncer, como os demais. Trata-se do “Programa Os Frutos da Vida”, que oferece tratamento gratuito de congelamento de óvulos para pacientes em idade reprodutiva com diagnóstico de câncer e que desejam preservar a fertilidade, desde que tenham o consentimento do médico oncologista que as atende, e possuam uma condição financeira limitada.

Os tratamentos de câncer podem impactar ou até destruir a capaci­dade reprodutiva dos pacientes, atrapalhando a possibilidade de gerar um filho no futuro, pois muitas mulheres nessa situação se encontram em idade fértil e desejam, ou desejarão no futuro, ser mães. O tratamento pode afetar tempo­rariamente ou ter um efeito devastador na fertilidade, seja pela remoção dos órgãos reprodutivos ou por ação de drogas citotóxicas e radioterapia sobre a função ovariana, levando à falência ovariana, menopausa precoce ou outros problemas relacionados à reprodução.

Poucos conhecem o impacto emocional da infertilidade nos indivíduos. Por isso, O Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia (IPGO) acredita na importância da família. O problema é que nem sempre essas mulheres jovens e muitas vezes solteiras têm condições de arcar com os custos financeiros desta preservação. É nesses casos que o Programa Os Frutos da Vida pode ajudar essas pacientes, garantindo a gratuidade do tratamento médico realizado exclusivamente no IPGO.

“Além da minha experiência diária com casais inférteis que sofrem com a dificuldade em ter filhos, me preocupo com as mulheres jovens, muitas delas solteiras, que têm o diagnóstico de câncer e deverão fazer um tratamento agressivo, como por exemplo, a quimioterapia, a qual, provavelmente, deverá devastar a sua fertilidade.  Lembramos ainda sobre a importância da preservação da fertilidade nessas pacientes e que somente 61% destas mulheres foram alertadas sobre a possibilidade do tratamento afetar a fertilidade”, afirma comenta o especialista em Medicina Reprodutiva Arnaldo Cambiaghi, diretor do Centro de Reprodução Humana do IPGO.

O aconselhamento pré-tratamento sobre a perda da fertilidade resulta em uma frustração menor em relação à doença e, conseqüente, melhora na qualidade de vida durante o período do tratamento. “Por isso, mulheres em idade reprodutiva devem ter aconselhamento especializado e a oportunidade de tomar decisões ativas sobre a preservação da fertilidade. A única saída nestes casos é preservar a fertilidade antes do início do tratamento oncológico. E na maioria das vezes, o congelamento de óvulos é a melhor solução”, esclarece Cambiaghi.

O Programa

Programa Os Frutos da Vida do IPGO oferece tratamento médico gratuito para o congelamento de óvulos a pacientes oncológicas que estão em idade reprodutiva, que desejam preservar sua fertilidade e têm o consentimento de seus médicos oncologistas. O programa é oferecido a mulheres solteiras ou casadas. Os medicamentos necessários para a estimulação ovariana são oferecidos com descontos de até 100%, dependendo da disponibilidade dos laboratórios parceiros do IPGO. Os exames de laboratório de análises clínicas e o custo laboratorial de embriologia não estão incluídos neste programa.

As condições necessárias para participar do programa são:

  • Ser mulher;
  • Morar no Brasil;
  • Ter diagnóstico de câncer;
  • Não ter começado o tratamento do câncer;
  • Não ter realizado quimioterapia nos últimos 6 meses;
  • O oncologista ter determinado que a preservação da fertilidade é apropriada.

Qual o tempo de validade do programa Os Frutos da Vida?

Este projeto tem validade limitada e pode ser cancelado a qualquer momento sem aviso antecipado.

*Estão incluídos no tratamento gratuito:

  • Consulta médica com um dos especialistas do IPGO
  • Avaliação médica prévia e escolha do protocolo de indução da ovulação
  • Acompanhamento Médico para

* adequação das dosagens dos medicamentos

*Avaliação periódica do crescimento dos folículos por ultrassom transvaginal, realizado no IPGO ou em outros locais, quando o paciente residir em outras cidades.

  • Acompanhamento Enfermagem

*Esclarecimento de dúvidas

*Orientação para o preparo e aplicação dos medicamentos 

  • Coleta dos óvulos que serão encaminhados para o laboratório de embriologia  
  • Acompanhamento médico e de enfermagem após a coleta pela equipe IPGO

**Não estão incluídos no tratamento gratuito:

  • Laboratório de Reprodução Humana (Laboratório de embriologia)
  • Médicos Anestesiologista

*Acompanhamento da sedação para coleta dos óvulos 

  • Laboratório de análises clínicas e radiologia

*Os exames poderão ser realizados pelo convênio médico da paciente, particular ou pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

  • Vitrificação dos óvulos ou embriões

*Será cobrada pelo laboratório de reprodução humana uma taxa inicial de congelamento e anualmente um valor de manutenção.

  • Medicamentos em geral

*Os medicamentos serão fornecidos com descontos de até 100% pelos laboratórios fabricantes e distribuidores (Ferring e a distribuidora de medicamentos Droga Rápida), parceiros no Projeto. O desconto varia de acordo com a disponibilidade dos fabricantes e distribuidores no momento do tratamento.

  • Despesas pessoais da paciente

*As eventuais despesas decorrentes de deslocamento bem como outras despesas pessoais decorrentes das necessidades do tratamento são de inteira responsabilidade da paciente.

Mais sobre o programa visite: http://osfrutosdavida.com.br/


Fonte: in the press comunicação
Por Cármen Guaresemin

 

 

 

 

 

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint