fbpx

Novo bebê. Ano Novo e Vida Nova!

Ao olhar o bebê pela primeira vez

A cabeça do bebê é, proporcionalmente, a maior parte do corpo, com a circunferência próxima à do tórax. Ao crescer, porém, o resto do corpo acaba se tornando maior. Muitas vezes, a cabeça se moldou de tal forma à bacia da mãe que adquiriu uma forma especificamente pontuda de “cone”; a compressão de encontro ao colo insuficientemente dilatado poderá distorcer ainda mais a cabeça, fazendo crescer uma bossa grande (chamada caput succedaneum). Mas a cabecinha do bebê volta ao normal em pouco tempo e vai desaparecer em uns dois dias; o aspecto peculiarmente moldado regride em cerca de duas semanas – época em que a cabeça do bebê começa a se arredondar e a tomar a forma de cabeça de anjinho barroco.

Os cabelos do recém-nascido

O cabelo que cobre a cabeça do recém-nascido, poderá ter pouca semelhança com o cabelo que o bebê terá depois. Alguns são quase carecas; outros têm farta cabeleira, mas a maioria apresenta apenas uma leve penugem recobrindo a cabeça.

De forma imperceptível, todos perderão o cabelo com que nasceram – um processo não aparente, e este será aos poucos substituído por outro, possivelmente de outra cor e textura.

Lanugem

Uma penugem fina, chama da lanugem, pode recobrir os ombros, as costas, a testa e as têmporas dos recém-nascidos a termo. Em geral cai em questão de uma semana. Em prematuros, a penugem pode ser até abundante e persistir por mais tempo, o oposto pode nascer sem ela.

Se você tiver a oportunidade de “segurar” o bebê quando se desprender ou então cortar o cordão, não se apavore. São manobras fáceis e você será instruída passo a passo pelos assistentes. No entanto, você deve saber que o cordão umbilical não pode ser cortado como se fosse um barbante. É mais difícil do que se pode imaginar.

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint