fbpx

Pós-parto: como voltar ao peso de antes?

Retorno ao peso e à forma anteriores à gravidez

Uma pesquisa conduzida por médicos do Canadá sugere que o período entre três e 12 meses depois do parto é o ideal para perder os quilos a mais ganhos durante a gravidez.

“Os pesquisadores canadenses acompanharam o emagrecimento depois do parto de um grupo de cerca de 300 mulheres saudáveis. Eles também monitoraram fatores de risco para diabetes e doenças do coração, como a pressão sanguínea, o LDL (colesterol ruim) e a resistência à insulina (hormônio responsável pela redução da glicemia, a taxa de glicose no sangue).”

Embora o parto produza um declínio ponderal com mais rapidez que qualquer dieta de emagrecimento rápido (em média se perdem uns 5 quilos no parto), para a maioria das mulheres essa perda de peso não parece rápida o suficiente. Especialmente depois de se olhar de relance ao espelho – parece que você ainda está grávida.

É fato que ninguém deixa a sala de parto mais esbelta do que entrou. O abdome saliente, volumoso, no puerpério se deve em parte ainda ao útero crescido, que só retornará às dimensões pré-gestacionais por volta das seis semanas, acompanhando-se de uma redução abdominal. Outro motivo do abdome volumoso está nos líquidos retidos, cerca de uns dois quilos que serão eliminados em poucos dias, após o parto. No entanto, o restante do problema está na distensão dos músculos abdominais e da pele, que poderão permanecer caídos se não se fizer qualquer esforço para restaurá-los através de exercícios e uma boa dieta.

Por mais difícil que seja se convencer disso, você não deve se preocupar com a sua forma durante as primeiras seis semanas depois do parto, sobretudo se estiver amamentando ao seio. Este é um período de recuperação, no qual é importante manter a boa nutrição para garantir energia e resistência para evitar infecções.
Procure aderir à Dieta Ideal no Aleitamento para quem estiver amamentando (ou com menos 500 calorias e uma porção a mais de Cálcio para quem não estiver)* vai permitir que você trilhe o caminho de volta ao peso normal, emagrecendo aos poucos. Se, depois de seis semanas não perder peso, você poderá reduzir o auxílio de calorias. No caso das das nutrizes não devem exagerar. Consumir menos do que 1.800 calorias ao dia pode reduzir a produção de leite, e a queima acelerada de gordura pode liberar toxinas no sangue, as quais podem ser depositadas no leite materno. As não-nutrizes, depois das primeiras seis semanas, podem seguir alguma dieta de emagrecimento satisfatória, balanceada, de preferência sob orientação médica.

Na amamentação, algumas mulheres descobrem que os quilos excedentes desaparecem; outras ficam decepcionadas ao perceber que isso não está ocorrendo. Se não estiver perdendo peso, não precisa se desesperar; esses quilos a mais desaparecerão depois do desmame.

É claro que dependerá  também dos quilos a mais que você tenha adquirido ao longo da gestação. As grávidas que engordaram 10 quilos ou menos devem ser capazes de, sem dieta rigorosa, retornar ao peso anterior em poucos meses. As que ganharam mais de 15 quilos será necessário mais esforço e um pouco mais de tempo – algo em torno de 10 meses a dois anos – para alcançar sua meta.

Fonte: BBC  – Extrato do Livro O QUE ESPERAR QUANDO VOCÊ ESTÁ ESPERANDO, Arlene Eisenberg, Heidi Murkoff e Sandee Hathaway.

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint