fbpx

O que é melhor: peito ou mamadeira?

Ponto de discussão

O QUE É MELHOR: PEITO OU MAMADEIRA?

  • Proteção contra doenças 

Um argumento importante a favor da amamentação no peito, ao menos nos primeiros dias, é que o pré-leite (colostro) grosso e amarelo produzido logo após o parto contém anticorpos que protegem o bebê contra certos tipos de doenças (especialmente infecções estomacais, respiratórias e virais) e contra alergias como asma. Fórmulas atuais tentam replicar os nutrientes encontrados no leite materno normal, mas não conseguem reproduzir esses anticorpos.

  • Preparo da mamada 

O leite de peito é conveniente por estar sempre pronto, já esterilizado, na temperatura e diluição corretas, ao passo que, com a mamadeira se gasta certo tempo para deixar os utensílios totalmente limpos esterilizados, para não expor o bebê a infecções.

  • Vínculo com o bebê

Ao dar o peito, o contato regular da pele propicia uma proximidade especial com o bebê. Caso seu companheiro se sinta excluído, bombear o leite na mamadeira o habilita a ajudar nas mamadas.

  • Escolha

Leite de peito é preferível por conter todos os nutrientes necessários à criança. Acredita-se ainda que ofereça menos risco de morte súbita. Porém, há razões que levam mães a preferir não alimentar ao peito, como desconforto ou retorno ao trabalho. 

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint