fbpx

Teste do olhinho

Teste do olhinho – teste do reflexo de Bruckner ou pesquisa do reflexo vermelho

Além dos testes comuns: teste do pezinho, teste da orelhinha, o teste do olhinho avalia e identifica o desenvolvimento da visão.

A importância do teste do olhinho: o processo de desenvolvimento da visão depende do estimulo visual, ou seja, a criança precisa ver para desenvolver plenamente a sua visão. Até que a qualidade e capacidade entre (acuidade) de percepção visual da criança estejam totalmente estabelecidas, qualquer obstáculo à formação adequada da visão pode comprometer o seu desenvolvimento.

O atraso no tratamento pode levar a danos irreversíveis. 

Por esse motivo, a realização do teste do olhinho é muito importante, pois permite a detecção precoce de doenças que comprometem a visão, como a catarata congênita, o glaucoma congênito, algumas más formações oculares assim como determinados tumores, como a retinoblastoma. O exame pode detectar traumas oftálmicos decorrentes do parto. 

Quando há alteração na estrutura do olho, geralmente, não se observa o reflexo, ou ele não se apresenta com uma boa qualidade. Ao verificar essas alterações durante o exame de triagem visual, o pediatra deve encaminhar o bebê ao oftalmologista para que o diagnóstico seja confirmado e o tratamento possa ser iniciado.

Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint