fbpx

Pandemia preocupa ainda mais gestantes e puérperas

Mães temem o contágio na hora do parto ou mesmo na gravidez

Foi realizada uma pesquisa com mais de mil mulheres, indicando que a crise da Covid-19 afeta o psicológico e preocupa 80% das gestantes e mães de recém-nascidos. Além do temor de transmitir a doença na hora do parto, algumas dúvidas na hora da amamentação.

Além do desejo e a ansiedade de ser mãe, muitas mulheres estão com medo por estarem grávidas em meio a pandemia.
A maior preocupação de todas é de se contagiar na hora do parto e transmitir para o bebê, ou ainda pior, ser internada numa UTI e seu bebê, ser submetido ao tratamento intensivo.

Outra problemática para as futuras mamães, é não poder levar o seu acompanhante na hora do parto. Mas o direito é certo por lei e não sofreu nenhuma alteração durante essa pandemia.

Falamos recentemente que foi descartado o contágio da COVID-19 ainda na gestação. No entanto, 73% das mulheres se preocupam em transmitir a doença para a criança na gravidez. Até o momento foi desconsiderada pelos especialistas essa transmissão do vírus.

Amamentação:

Na hora da amamentação, caso seja confirmado seu exame para COVID-19, pode continuar amamentando, pois é essencial para ambos esse momento e todos os benefícios que proporciona para a mãe e para a criança, basta apenas alguns cuidados:

  • lave bem as mãos ou higienize com álcool 70%.
  • lave também as mãozinhas do bebê.
  • use a máscara corretamente (não reutilize a máscara, mesmo que seja feita de tecido), toda vez que for amamentar, coloque a máscara utilizada para lavar e se for descartável, jogue a em um lixo com tampa.

Nenhum estudo foi confirmado sobre essa contaminação através do leite, mas é importante que mães e mulheres grávidas, fiquem atentas às novas atualizações. Lembrando que grávidas e com bebês de até 2 meses, também foram incluídas no grupo de risco por corona vírus pela OMS (organização Mundial da Saúde).

Fonte: TV Cultura 

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint