fbpx

É tempo de relaxar ;)

Saiba como a massagem corporal pode ajudar no seu bem-estar

Reconhecida há séculos como método de cura, a massagem ajuda aliviar a dor e a rigidez dos músculos. Mais importante ainda, dá uma grande sensação de bem-estar, libera a tensão, restaura e aumenta a vitalidade, estimula a circulação, proporcionando um efeito calmante ou revigorante.

Massagens regulares durante a gestação ajudarão a relaxar e reduzir o cansaço, bem como aliviarão quaisquer dores e desconfortos, particularmente nas costas.

Como é feita?

Os músculos e tecidos macios são afagados, esfregados e tocados gentilmente e de maneira rítmica, normalmente com as mãos, e as vezes com acessórios apropriados para isso. Peça para o seu companheiro aplicar alguns exercícios.

É seguro fazê-la durante a gravidez?

É seguro tocar a maior parte do corpo, mas massagens vigorosas no abdômen, não são aconselháveis. Você pode descobrir que, com exceção do primeiro trimestre, você não se sente confortável deitando-se de bruços. Certos óleos essenciais não devem ser usados por serem muito adstringentes (Veja a tabela abaixo).

E quanto às massagens de salão de beleza?

Não tem problema, mas diga ao massagista que você está grávida, porque algumas restrições devem ser observadas. No entanto, um fisioterapeuta, massagista profissional ou aromaterapeuta qualificado, provavelmente lhe dará uma massagem melhor.

O que é aromaterapia?

É o tratamento com óleos essenciais ou essências de plantas e flores para regular o corpo e relaxar a mente. Os óleos podem ser absorvidos pela pele durante massagens, quando são adicionados a cremes ou durante o banho; eles também podem ser inalados de vaporizadores.

Alguns aromaterapeutas, também valorizam ervas e chás como forma de desintoxicar o corpo.

Que problemas a aromaterapia ajuda a aliviar?

Pode ser usada para ajudar a aliviar náusea, contrações Braxton-Hicks dolorosas. edema e queimação. Ela também pode ser benéfica em casos de cansaço, insônia, depressão e ansiedade.
Quando usada em conjunção com massagens na primeira fase do trabalho de parto, pode ser útil por seus efeitos calmantes e para alívio da dor.

Óleos essenciais que você poderá usar

Óleos usados em massagens são essências de plantas ou flores. Cada óleo tem uma ação, fragrância e as vezes até a cor diferente. Óleos podem ser anti-sépticos ou antibióticos, adstringentes e estimulantes, ou calmantes e afrodisíacos.

Fonte: O livro da Gravidez; Dr Christoph Lees, Grainne McCartan, RGN

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint