fbpx

Parto induzido

Parto e nascimento

Às vezes é necessário iniciar o parto artificialmente. Esse processo é conhecido como indução de parto, ou, se a bolsa d’água já tiver sido rompida, estimulação de parto. A indução é muito mais fácil se você já tiver tido filhos por parto normal, e se seu colo do útero estiver preparado.

Por que o parto pode ser induzido?

Se você estiver com mais de 41 semanas, ou, em alguns casos, mais de 42 semanas de gestação (o que é conhecida como gravidez tardia).

Como também, o médico pode estar preocupado com o crescimento do seu bebê, caso tenha diminuído ou parado ou seu não estiver se mexendo apropriadamente; se houver uma quantidade baixa de fluido amniótico; se a placenta não estiver mais dando conta de nutrir o bebê (insuficiência placentária).

Caso tenha atingido 40 semanas de gestação e apresentar algum motivo médico pelo qual um nascimento antecipado seja necessário, pode ser indicado esse procedimento. Estando também na quadragésima semana, e por alguma razão de extrema importância, onde o bebê necessite nascer imediatamente.

Alguns problemas com o bebê como sopro no coração ou precise de cirurgia, é importante que nasça durante o dia. Quando toda equipe médica e profissionais estejam disponíveis para o atendimento. Se o bebê desenvolver pré-eclâmpsia, seu médico poderá decidir, em beneficio de sua saúde e do bebê que o parto precisa ser induzido. Isso pode até ser feito semanas antes do prazo normal da sua gestação.

Por alguma outra razão médica, como apresentar diabetes ou doenças renais.

Procedimento para induzir o parto

Será realizado um exame para checar se o bebê está de cabeça para baixo no útero, e se está encaixado na parte inferior do colo da pélvis, o que garantirá que o colo do útero esteja pronto.

Dia e hora serão marcados para que você volte ao hospital e tenha seu parto induzido. Ao chegar, a pulsação do bebê será monitorada por cerca de meia hora numa máquina de cardiotocografia (CTG), para confirmar que ele não está sob estresse.

Métodos mais comuns de indução

Prostaglandina (gel vaginal ou comprimidos orais). Essa substância é encontrada naturalmente na superfície do útero (endométrio). Uma das suas funções é estimular as contrações uterinas para que o trabalho de parto possa começar. Se o seu colo do útero estiver firmemente fechado, seu médico ou parteira, poderão colocar um pouco de gel ou um comprimido contendo prostaglandina sintética dentro da sua vagina, o que contribuirá para deixar o colo do útero pronto. Esse procedimento pode ser repetido diversas vezes em um dia, ou mesmo continuado no dia seguinte, até que você entre em trabalho de parto ou o colo do útero esteja aberto o suficiente para que a bolsa estoure.

Ruptura artificial das membranas (RAM)

Se o seu colo do útero estiver pronto, esse pode ser um método efetivo de induzir o parto. Seu médico ou parteira fará um exame interno e usará um fino e logo gancho de plástico para atritar a delicada membrana, o que normalmente é o suficiente para estoura-la.

Syntocinon

Essa substância sintética é aplicada no braço da mãe por meio de uma injeção intravenosa para aumentar a força e regularidade das suas contrações. Similar à oxitocina, o hormônio produzido pela glândula pituitária, o medicamento faz com que o útero se contraia, estimulando o parto. Esse método é comumente combinado com uma ruptura artificial das membranas.

É extremamente seguro, no entanto o excesso da substância pode fazer com que o útero se contraia ou que as contrações sejam muito dolorosas.

As induções não são mais comuns

Apesar de as induções normalmente serem bem-sucedidas, não é recomendado com muita frequência, porque há o risco de que a mulher acabe não entrando em trabalho de parto; se a indução falha, é necessária uma cesariana. Haverá também uma chance maior de parto assistido com fórceps ou ventosa.

Parto induzido tem menos chance de ser bem-sucedido se o colo do útero estiver completamente fechado e se a cabeça do bebê não estiver devidamente encaixada na pélvis.

Considerações

Parto induzido é mais doloroso e demorado. Você pode precisar de anestesia epidural. Isso significa que deve estar preparada para uma cesariana ou parto assistido com fórceps ou ventosa, caso necessário.

(Fonte: Dorling Kindersley Limited, London)

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint