fbpx

Picadas de insetos no verão! Atenção

Picadas de insetos: Como prevenir?

O Verão chegou e com ele as crianças amam brincar ao ar livre e se conectar com a natureza, certo? No entanto, a natureza “interage demais” com os pequenos, causando algum tipo de alergia por picadas de insetos.

Para muitas crianças, é inofensivo uma simples picada de formiga ou abelha, apenas dolorida.

Porém, para os alérgicos, desencadeiam desconfortos como falta de ar ou dores intensas na região afetada.

É importante que faça um acompanhamento médico e teste de alergias: alimentos e uma relação de possíveis reações à picada de insetos.

6 tipos de picadas

1. Abelhas

O veneno não é potente, mas algumas crianças são extremamente alérgicas à abelha. Normalmente causa inchaço, vermelhidão no local, ardor e coceira. Fácil de identificar a picada, pois deixam o ferrão preso no local atacado.

2. Vespas e Marimbondos 

Vespas e marimbondos pertencem à mesma família das abelhas e também são animais territorialistas, que costumam atacar em enxame quando são perturbados perto de seus ninhos.
O veneno é mais intenso e gera uma picada bem mais dolorida que a das abelhas, mas que tem aspecto bem semelhante (com inchaço, vermelhidão, coceira e ardor).

A principal diferença é que esses animais não deixam o ferrão no local.

3. Pernilongos e borrachudos

Picadas de pernilongos não geram dores, tanto que seus ataques costumam ser percebidos após a reação do nosso corpo, que é a coceira. As lesões geralmente deixam a pele inchada e vermelha.

As picadas de borrachudo também podem passar despercebidas, porém, a reação de nosso corpo é um pouco mais desconfortável.

A coceira é mais intensa que a do pernilongo e a região afetada incha mais e fica com um ponto bem avermelhado, que pode expelir sangue se apertado.

4. Mutucas

As mutucas também são insetos hematófagos (que se alimentam de sangue), mas que tem uma particularidade frente aos seus “primos” borrachudos e pernilongos: sua picada dói.

O animal se assemelha mais à uma mosca que um mosquito, e pousa discretamente na pele, mas deixa uma picada dolorosa e que incha o local e gera coceira. 

Pouco depois da picada, é comum que a região do corpo fique com uma mancha vermelha, que pode levar alguns dias até sair.

5. Formigas

Formigas possuem diferentes tamanhos e suas picadas variam de intensidade conforme a espécie desse animal. A picada da formiga lava-pés, por exemplo, gera coceira, vermelhidão e deixa uma pequena bolinha na pele, que costuma acumular pus.

Já a picada da formiga saúva não gera um ponto inflamado, mas costuma ser mais dolorida devido à força da mandíbula do animal.

6. Aracnídeos

Os aracnídeos mais conhecidos são as aranhas e escorpiões. Eles não são insetos, mas suas picadas merecem um pouco de atenção.

As picadas desses animais podem ser mortais, já que seus venenos são mais potentes que os presentes nas formigas e vespas. Elas costumam ser extremamente dolorosas e precisam de atenção imediata.

Uma picada de escorpião deixa uma porção concentrada de pele bem avermelhada (que pode escurecer com o tempo), sem tanto inchaço, mas com muita dor.

Já as picadas de aranha costumam deixar uma lesão inicial bem discreta, mas também extremamente dolorosa.

O grande problema é que as aranhas mais comuns (como aranha-marrom a armadeira) causam necrose na pele e a lesão vai aumentando aos poucos.

Há uma dica importante para quem sofre com picadas de aranha: marque um círculo com uma caneta em volta da região picada de tempos em tempos para medir a evolução do inchaço.

Essa prática ajuda os médicos a identificarem qual é a espécie de aranha que gerou a lesão e, portanto, qual é o melhor tratamento a ser ministrado.

Se isso ocorrer, procure atendimento médico com urgência, já que as reações podem ser desde um inchaço grande (mas que não oferece perigo) até dificuldades para respirar.

Reações anafiláticas

As reações anafiláticas são bem menos comuns do que a coceira e o inchaço. Porém, são manifestações alérgicas graves que podem colocar uma pessoa em risco de morte.

Geralmente, elas acontecem quando a pessoa tem uma alergia bastante intensa. Ao notar um dos sintomas abaixo, procure auxílio médico urgente:

  1. Falta de ar e dificuldade para respirar;
  2. Inchaços na garganta, boca e rosto. Os inchaços na garganta podem gerar obstrução das vias aéreas.;
  3. Dificuldade para falar ou engolir;
  4. Ansiedade e taquicardia;
  5. Tonturas;
  6. Queda de pressão arterial;
  7. Surgimento de erupções cutâneas pelo corpo.

5 formas de prevenir

1. Use repelente

Passe repelente nas crianças quando elas forem realizar atividades ao ar livre e também dentro de casa, se for necessário.

Lembre-se que regiões de mata e próximos aos rios são locais muito propensos para pernilongos e outros insetos. Por isso, lembre-se de redobrar sua atenção ao passear nesses locais.

2. Cuidado ao explorar

Evite que seus filhos explorem locais sozinhos, seja em meio à natureza ou em ambientes urbanos. Insetos como formigas e abelhas estão por todos os lugares e você nunca sabe quando vai encontrar um ninho ou formigueiro.

Antes de deixar as crianças brincarem à vontade, faça uma pequena inspeção no local para verificar se há a presença de insetos nas proximidades.

3. Cuide da sua casa

Faça uma inspeção em toda a sua casa para identificar possíveis criadouros. Mosquitos adoram caixas d’ água destampadas e vasos com pratinhos, já escorpiões costumam fazer seus ninhos em telhas, restos de madeira e entulhos.

Se você tem um quintal grande, lembre-se de aparar a grama regularmente para dificultar a disseminação dos animais.

4. Preste atenção na sua vizinhança

Seu quintal pode estar limpinho e organizado, mas se do lado da sua casa existe um terreno com mato alto e entulho, sua casa não estará livre dos insetos.

Fica a dica: preste atenção aos criadouros que estão em sua região e dialogue com os proprietários.

Caso você não tenha contato com eles, sempre é possível realizar uma queixa na prefeitura municipal de sua cidade para que eles notifiquem o proprietário do lote.

5. Use roupas adequadas para cada ocasião

Vai levar as crianças para pescar? Então use mangas longas e chapéus que protegem o pescoço e as orelhas. Elas vão visitar um pasto com vacas? Então vista-as com calças compridas e sapatos fechados.

Cuidados como esses são simples, estão ao seu alcance e podem evitar desde uma simples picada de formiga até uma temível mordida de aranha.

Prevenção e proteção, nunca é demais!

Agora que você está por dentro de como evitar picadas de insetos e quais as melhores formas de se proteger e agir em caso de acidentes, fica muito mais fácil aproveitar os passeios em família!

Proteção nunca é demais, e os insetos, por menores que sejam, podem causar grandes problemas, por isso, a palavra da vez é atenção e prevenção acima de tudo!

 Fonte: Escola Portal Sorocaba o blog da Escola Portal 

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint