fbpx

Desmame do bebê

Confira algumas recomendações

O desmame do bebê deve ser natural e nenhuma mãe está cometendo algum tipo de erro, mas é necessário seguir as orientações médicas.

1. Quando iniciar o desmame do bebê?

A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que o bebê seja amamentado com leite materno até os 2 anos de idade.

Até os seis meses, inclusive, o recomendado é que a alimentação seja feita somente com leite materno, sem nenhum outro tipo de alimento envolvido.

Você já sabe, mas relembramos no artigo sobre os benefícios do leite materno: Vantagens do Aleitamento.

Para algumas mamães a amamentação pode ser desconfortável, e para o alívio, o bebê começa a dar sinais de interesse por outros alimentos, ou até mesmo perdendo interesse no peito. No entanto, outras mães, amam o ato de amamentar, e o desvínculo, mais doloroso.

A decisão parte sempre da mãe e opinião válida do médico que te acompanha.

2. O desmame pode ser espontâneo?

Dificilmente um bebê que não usa chupetas (outros bicos) vai perder interesse pelo leite materno. Se estiver funcionando para ambos, não problema algum. Mas a mãe deve ficar atenta aos sinais quando se sentir preparada para parar de amamentar.

Introduzir a nova rotina pode ser um grande desafio, como:

  • Eliminar as mamadas da noite.
  • Mas também, não eliminar de forma brusca; sendo uma a uma. Afinal, você estará ali para dar todo suporte à criança.
  • Oferecer uma mamadeira com leite de fórmula, caso o bebê tenha menos de 12 meses de idade. Somente com mais idade, pode oferecer leite vaca.
  • Tenha em mente que a criança pode ficar um pouco irritada neste período. Pode ocorrer uma pequena “revolta”. Cólicas e desconfortos até seu estômago se adaptar. Mas deve tomar cuidado, lembramos que o leite materno facilita a digestão, já outros alimentos, pode gerar algum tipo de desconforto no início.
  • Se o bebê apresentar qualquer tipo de reação, procure um médico para descartar uma possível intolerância à lactose.
  • A partir dos seis meses, a criança precisa de nutrientes encontrados em outros alimentos. Papinhas de preferência preparadas em casa que contenham: carboidratos, verduras, proteínas e legumes.
  • Caso as mamas ainda estejam com muito leite, faça a ordenha manual para aliviar, não remova todo o leite para que não estimule ainda mais a sua produção.
  • Faça compressas frias nos seios, por aproximadamente uns 10 minutos. Se os problemas emocionais e físicos não diminuirem, procure ajuda médica.
  • Lembre-se que o desmame não vai afastar você da criança, faz parte do processo. Existem muitas maneiras de fortalecer o vínculo entre mãe e filho.
  • Divida essa experiência com quem divide a vida com você. Escolhendo um turno para dividir as tarefas e deixar sua rotina mais leve.

Tenha paciência – pode durar alguns meses essa transição!

O desmame deve ser vivido de forma particular de cada família e sua rotina. Respeite seu corpo, sua mente e mantenha ligada somente às suas necessidades e opiniões, respeite e argumente a orientação do seu médico.

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint