fbpx

Picos de crescimento

Fenômenos: saltos de desenvolvimento

Nestes “picos” os bebês começam a solicitar mais mamadas do que o habitual. Na verdade, necessitam de mais energia (mais alimento) pois estão numa fase de crescimento mais acelerado.

Você pode perceber que seu bebê, antes dormia longos períodos à noite, agora pode começar a acordar mais vezes e também solicitar mais mamadas.

Geralmente sua duração leva poucos dias até uma semana, retomando a rotina padrão. Respeite essa demanda de mamadas, é importante para a produção de leite materno e se ajusta normalmente às necessidades da criança.

Muito provavelmente você pode interpretar que seu leite esteja “fraco”, por saciar a criança, e logo recorrerá ao leite artificial, mas oferecer mamadeiras (principalmente se tiver uma produção constante de leite) ainda mais neste período, pode prejudicar esse equilíbrio da produção natural de leite. Ou seja, oferecer leite artificial perde-se um enorme estímulo poderoso no peito, logo, o seu organismo entende que não precisa produzir mais leite e entende que não é necessário!

Períodos mais comuns: dos 7-10 dias, 2-3 semanas, 4-6 semanas, 3 meses, 4 meses, 6 meses e 9 meses e além – na adolescência, as mudanças são notáveis: físicas e emocionais.

Dra. Jeny Thomas, médica e consultora de amamentação, afiliada a Associação Americana de Pediatria e a Academia de Medicina da Amamentação reflete sobre acreditar na capacidade de amamentar o bebê:

A maioria das mulheres não acredita que seu corpo que gerou esse lindo bebê seja capaz de amamentar o mesmo bebê. As pesquisas mostram que uso de complemento e desmame precoces estão aumentando. Por que não acreditamos no nosso corpo no pós-parto? Não sei. Mas ouço todos os dias que a mãe está complementando porque “meu leite não o satisfaz, não é suficiente.” Claro que é. Bebês precisam mamar o tempo todo- e precisam estar contigo o tempo todo. Essa é sua satisfação máxima.

Um bebê mamando no peito de sua mãe está obtendo componentes para desenvolvimento de seu sistema imune, ativando seu timo, se aquecendo, se sentindo quentinho e confortável, seguro de predadores, tendo padrões de sono normais e ativando seu cérebro (ah, e inclusive) adquirindo alimento para esses processos. Eles não estão somente “famintos” – eles estão obedecendo seus instintos de sobrevivência.” (4)

Acessórios para amamentar:

Apoio de Amamentar

  • A hora da amamentação é um momento especial entre a mamãe e o bebê e o apoio de amamentar ajuda a tornar esse momento ainda melhor, proporcionando um apoio mais fofinho e deixando o bebê mais confortável.

 

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint