fbpx

Reserve um tempo para apenas conversar

Você sabia que é importante comunicar-se com seu filho?

O tema rendeu muitos artigos, livros e discussões. Mesmo com toda informação  que aborda o assunto, muitos pais dedicam pouco tempo a conversar com os seus filhos – segundo estudos, uma surpreendente média de apenas alguns minutos por dia.

Como transformar e mudar essa estatística?

A ideia é começar cedo. Independentemente se a criança não tenha fluência verbal, podem tomar parte numa conversação ou simples diálogos.

Se hoje forem estruturadas habilidades sólidas de comunicação, uma base terá sido criada para um diálogo permanente ao longo do período de desenvolvimento da criança, que talvez facilite sua discussão de temas delicados com amigos e parentes.

Embora valha a pena conversar com a criança a qualquer momento – quando empurra o carrinho, brincam no parque, prepara o jantar, dirige até a escolinha, ou até mesmo quando se arruma para o trabalho. Somente essa troca de palavras não são suficientes. No entanto, para uma boa comunicação pede um razoável período de tempo, sem interrupções.

A refeição geralmente pode ser interessante, desde que as “telas” não estejam no caminho e outras distrações com celulares.

Mesmo que não faça suas refeições com a criança, experimente sentar-se junto dela para trocar ideias, perguntar o sabor do alimento, seus sonhos e abranger sobre eventos do dia, e esse tipo de conversa pode se tornar um ritual noturno da criança. Trazendo tranquilidade, segurança e bem-estar.

Lembre-se: quando a criança quiser falar, escute. A compreensão de tempo dela é diferente da sua. Pode ser frustrante para seu filho ouvir, “mais tarde você fala a respeito”. Seja um (a) ouvinte paciente e uma platéia calorosa.

 

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint