Descobrir o sexo do bebê durante a gravidez é uma escolha pessoal
Existem várias maneiras de saber o sexo do bebê, e a decisão de fazê-lo depende de você e do seu parceiro. Aqui estão algumas opções:
Ultrassonografia:
O método mais comum para descobrir o sexo do bebê é por meio de uma ultrassonografia. Normalmente, o médico pode fazer uma avaliação precisa do sexo fetal em um exame de ultrassom entre as semanas 18 e 20 de gestação.
Exames de sangue:
Alguns exames de sangue, como o teste de sexagem fetal, podem determinar o sexo do bebê a partir de uma amostra de sangue da mãe. Esses testes podem ser realizados mais cedo na gestação, geralmente a partir da 8ª semana.
Amniocentese e biópsia das vilosidades coriônicas:
Esses testes genéticos são geralmente realizados por razões médicas, mas também podem revelar o sexo do bebê. Eles são mais invasivos e só são realizados se houver uma indicação médica.
Surpresa:
Algumas pessoas optam por não descobrir o sexo do bebê até o parto, preferindo manter a surpresa como um elemento emocionante durante a jornada da gravidez.
TEM COMO A SEXAGEM FETAL DAR ERRADO?
A assertividade do exame é de quase 100% quando realizado a partir da 8ª semana de gestação. A porcentagem pode ser menor caso a paciente tenha recebido transfusão de sangue, já tenha transplantado um órgão ou feito fertilização in vitro.
COMO FUNCIONA O EXAME EM UMA GRAVIDEZ DE GÊMEOS?
Também é possível realizar a sexagem fetal quando é uma gravidez de gêmeos.
Se a gestação for univitelina (quando os bebês dividem a mesma placenta), os bebes tem o mesmo sexo e, portanto, o resultado indica o sexo para ambos os fetos.
Já se for uma gravidez gemelar bivitelina (em placentas diferentes), o resultado pode ser parcial. Se o exame identificar o cromossomo Y, significa que pelo menos um dos bebês é menino. Caso só identifique o cromossomo X, significa que ambos os bebês são meninas.
Lembre-se de que a escolha de descobrir ou não o sexo do bebê é pessoal e não há uma opção certa ou errada. Você pode decidir com base nas suas preferências e na experiência que deseja ter durante a gravidez. Certifique-se de discutir suas opções com seu médico para entender as vantagens e desvantagens de cada método.
Fonte: Bronstein Medicina Diagnóstica