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Uso de Tablets e celulares, em tempos de quarentena

Pontos negativos e positivos

Vem preocupando pediatras e especialistas o uso excessivo de tablets e smartphones por crianças de até 3 anos, ou menos. Mas o que realmente é preocupante é aumento significativo de 25% na atividade de criminosos em busca de conteúdo infantil.

Um alerta para os pais e educadores, observarem e monitorarem o tempo de atividades dos pequenos. É importante que a criança não fique sozinha no ambiente com os dispositivos conectados a internet.

É muito comum nos deparamos com os filhos navegando nos “gadgets”, para mantê-los quietinhos numa viagem ou enquanto esperam a refeição. Independente da idade, muitas crianças conseguem escolher sozinhas os filmes para assistir, joguinhos ou acessar as fotos de família no tablet ou smartphone. Existe ainda uma resistência por parte dos pais, mesmo sabendo que de alguma forma as crianças aprenderão algumas coisas no aplicativos, no entanto, o uso excessivo pode prejudicar seu desenvolvimento social!

Os especialistas observaram que não há prova de que navegar num tablet ofereça qualquer benefício educacional ou desenvolva as crianças. Na realidade, acaba afastando as crianças de seu elemento natural: brincar, interagir de forma presente com amigos e adultos, usar brinquedos educativos ou atividade lúdica, que não sejam digitais. “Para os médicos, ficar muito tempo entretido com a tela de um celular ou tablet cada vez mais se mostra ligado a problemas comportamentais e atraso no desenvolvimento social”.

Bem, em tempos de quarentena, o intuito é exatamente esse: se isolar dos amigos e do convívio social. Por isso, administre o tempo de uso diário da criança. A Academia Americana de Pediatria recomenda no máximo duas horas de uso de tablets ou smartphones por dia para crianças de mais de 2 anos. Mas acreditamos que uma hora por dia seja o suficiente!

Outros especialistas, porém, acham que os tablets e smartphones são benéficos do ponto de vista educacional. Muitas crianças pequenas regressam às aulas, através de atividades organizadas e impressas na escola, que poderão contar com o apoio dos pais em casa, e outras, contam com os recursos digitais de aprendizagem.

Mesmo assim, os melhores aplicativos educativos têm de ser monitorados pelos pais, e seu uso, limitado.

Uma nova era para a criançada.

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